Trabalhadores que transportam e entregam bebidas pelas ruas de Curitiba já notaram a diferença que a nova pavimentação em diferentes regiões da cidade faz na rotina de trabalho. "Quebra menos a mercadoria", garante Edison Luiz Fernando Alves da Silva, que trabalha em uma distribuidora de bebidas.
"Me lembro de uma vez que as garrafas de duas caixas quebraram assim que passei num buraco aqui na Rua Irmã Maria Francisca Paolino", recorda o motorista da distribuidora, Diogo Honorato. "Tá ficando melhor com asfalto", completa Edison.
O carteiro Ari Miranda, que mora na região do Sítio Cercado desde 1979 e faz entregas de bicicleta, também percebeu as vantagens. "Aqui tinha um antipó antigo. Com o asfalto, melhora para o motorista e para o ciclista, para quem mora e para quem está passando por aqui", afirma.
Na Irmã Maria Francisca Paolino, o serviço de reciclagem e reperfilamento, para alinhar a rua e colocar a primeira camada de asfalto, já foi feito. Ainda será colocada uma camada de asfalto no trecho de 480 metros entre as ruas Professor Zacarias Liteka e do Sol. Em todas as vias que estão sendo revitalizadas, engenheiros da Secretaria de Obras Públicas acompanham cuidadosamente os trabalhos.
Ali perto, na Rua Sant'ana do Itararé, também falta a segunda e última camada de asfalto ao longo de 260 metros, entre as ruas Izaac Ferreira da Cruz e do Sol. E a aposentada Filomena de Almeida, moradora desde 1986, comemora. "Meu marido faz diálise e ele sente dor quando passa de carro por algum buraco na pista. Meu filho é quem dirige e precisa sair do itinerário,  achar outros caminhos. A rua está ficando maravilhosa", declara.
Clélia Maria Colombari mora em uma das travessas que dá acesso à Rua Sant'ana do Itararé. Ela viajou para o Litoral e quando voltou foi surpreendida com os trabalhos já iniciados. "Achei que isso não sairia nunca. Essa rua estava toda remendada", conta.
O casal Sheila Caroline Garcia e Luis Gustavo Bonatti também vê vantagens na nova pavimentação. "Para quem passa de carro é bom porque tem menos desgaste dos pneus e também tem a questão estética", diz Sheila. "Esta rua estava precisando", comenta Luis Gustavo.
Na Rua Sagitário também
Da academia ao ar livre da Rua Marte, no cruzamento com a Rua Sagitário, que já foi reciclada e reperfilada, Enedir Coelho observa a movimentação. "Espero que façam serviços na minha rua também. Aqui tem muitos locais que precisam de asfalto por causa dos buracos. Além disso tem linha de ônibus", diz ele, que mora no bairro há mais de 20 anos e é avô da menina Pietra Cambuí Coelho.
As ruas em revitalização estão distribuídas em diferentes lotes e serão executadas ao longo do ano. Os trabalhos na Rua Sagitário são feitos entre as ruas Marte e João Eloy de Souza, em 480 metros.
Ivonete Rocha, que vive na região há 44 anos, é uma das moradoras que se exercitam na pista para caminhada da Rua Sagitário. Ela afirma que os trabalhos na rua, por onde passa o ônibus da linha Gramados, está ficando excelente. "É importante para todos", declara ela. A linha Gramados é utilizada diariamente por mais de 6.900 usuários.
O soldador Roberto Carlos da Silva, que utiliza a quadra coberta perto da Unidade de Saúde Parigot de Souza para jogar bola com o filho, Ruan, diz que percebeu o que está sendo feito nas ruas da região. A quadra fica na Rua João Eloy de Souza. "Colocar remendo não resolve porque o pessoal aqui usa muito essas ruas. O trabalho está ficando ótimo", diz ele, que mora ali há 21 anos.
Pinheirinho mais seguro
No Pinheirinho, a Rua José Manoel Voluz, entre a Rua Padre Rafael José Kalinowski e a ponte sobre Rio Arroio, também está sendo revitalizada num trecho de 500 metros. Ali perto estão a Escola Municipal Vereadora Laís Peretti e o Centro Municipal de Educação Infantil Xapinhal.
Usuário da linha Pirineus, que passa pela Rua José Manoel Voluz, o almoxarife Marcos Afonso Glonek diz que estava até acostumado com as trepidações que os ônibus enfrentam quando passam pela rua. "Mas pra pessoa idosa é mais perigoso quando fica assim. Com asfalto melhor é mais seguro", observa.
O transportador Claudio Correa Gomes mora há 40 anos na região. "Esse tipo de obra melhora pra todos, para moradores e para o trânsito", observa.
A Rua José Manoel Voluz está sendo reperfilada, recebendo a primeira camada de asfalto. Depois receberá a segunda e última e, por fim, será sinalizada. Perto da José Manoel Voluz, a Secretaria de Obras Públicas faz a reciclagem da Francisco Claudino Ferreira, numa extensão de 430 metros, entre as ruas Padre Rafael José Kalinowski e Professor Júlio Theodorico.