capa
Cerca de 3, 3 mil beneficiários já baixaram o aplicativo do Instituto Curitiba de Saúde (ICS) para marcação de consultas e exames. Pela ferramenta, lançada oficialmente na última segunda-feira (22/10), já foram marcadas 570 consultas.
O aplicativo permite agendar, remarcar e cancelar as consultas, além de o beneficiário poder verificar a liberação ou negativa de exames e cirurgias. Ele também avisa, com 24 horas de antecedência e posteriormente com três horas, o horário das consultas agendadas.
A nova ferramenta já foi disponibilizada para download na plataforma Android desde a quinta-feira (19/10) e a partir desta quarta-feira (24/10) está disponível para iOS. Para ter acesso ao aplicativo é preciso ser cadastrado no site do ICS (www.ics.curitiba.org.br).
Beneficiários
O ICS presta atendimento médico e hospitalar para servidores públicos municipais da ativa e seus dependentes, aposentados e pensionistas. Tem 78 mil beneficiários hoje em Curitiba, dos quais 35 mil são contribuintes.
A estrutura de atendimento inclui 37 dentistas e 77 médicos na sede, além de 25 hospitais credenciados, 41 terapias de apoio, 36 clínicas odontológicas, 50 serviços de diagnóstico, 87 policlínicas de consultas em geral e home care.
O aplicativo vai melhorar o gerenciamento das consultas, segundo Dora Pizzatto, presidente do ICS. Nele, o beneficiário tem acesso à rede credenciada, à localização e aos profissionais disponíveis em cada prestador.
Também é esperada uma redução da taxa de absenteísmo, que é em torno de 27%. “Já que normalmente os pacientes esquecem as consultas agendadas, eles receberão um alerta via SMS, questionando se a consulta pode ser confirmada. Se ele não puder comparecer, automaticamente a consulta será disponibilizada para outro beneficiário”, acrescenta Dora.