capa
A Comissão do Carnaval 2019 e demais órgãos envolvidos nos preparativos dos festejos reuniram-se nesta segunda-feira (19/2), na sede da Fundação Cultural de Curitiba, para alinhar as ações que serão realizadas visando à segurança dos próximos eventos: a apresentação do bloco Garibaldis e Sacis, neste domingo (24/2), os desfiles das escolas de samba, nos dias 2 e 3 de março (ambos na Avenida Marechal Deodoro), e a caminhada Zombie Walk, no dia 3 de março. 
Participaram da reunião representantes da Fundação Cultural, Administração Regional da Matriz, Secretaria Municipal do Urbanismo, Fundação de Ação Social, Secretaria Municipal do Meio Ambiente - Limpeza Pública, Secretaria Municipal de Defesa Social - Guarda Municipal, Polícia Civil e Setran, representando também o BPTran.
Para o desfile do bloco Garibaldis e Sacis neste domingo ficou acertado o bloqueio, a partir das 13h, da Avenida Marechal Deodoro, no trecho entre a Travessa da Lapa e a Avenida Marechal Floriano. A Setran vai orientar o trânsito no local, enquanto a Urbs definirá os desvios das linhas de ônibus.
A Guarda Municipal e a Polícia Civil também estarão a postos para apoiar o trabalho de fiscalização do comércio ambulante pela Secretaria do Urbanismo e de orientação quanto à proteção da infância pela FAS – Fundação de Ação Social.  
Haverá também uma tenda para atendimento de primeiros socorros e duas ambulâncias. No trecho reservado, a entrada será controlada e não será permitida a presença de vendedores ambulantes.
Reunião com jurados
A Fundação Cultural de Curitiba promoveu também uma reunião entre os dirigentes das escolas de samba e o corpo de jurados do concurso, para a troca de informações e esclarecimentos de dúvidas quanto aos quesitos que serão avaliados nos desfiles. São 21 jurados (18 titulares e três suplentes). Os quesitos analisados são: bateria, conjunto, harmonia, comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira, fantasias, alegorias e adereços, enredo e samba-enredo.