capa

Um grupo de estudantes japoneses foi recebido na tarde desta quarta-feira (20/2) pelo prefeito Rafael Greca em seu gabinete. Eles estavam acompanhados do cônsul-geral do Japão, Hajime Kimura.
Os estudantes participam voluntariamente de um projeto de acolhimento de brasileiros que vivem no Japão, o Grupo Universitário Amigo. "Achei importante o senhor conhecer, prefeito, alguns dos jovens que ajudam os brasileiros no Japão", enfatizou o cônsul-geral.
"Agradeço pelo acolhimento de vocês aos brasileiros e seus filhos", disse o prefeito, que quis ouvir cada um dos estudantes. Greca também contou ao grupo de sua ida ao Japão, em 1996, durante a primeira gestão como prefeito. Ele recomendou ainda a visita ao Memorial de Curitiba para que os estudantes pudessem ver a maquete de Himeji, cidade-irmã de Curitiba.
O prefeito falou do significado da palavra Curitiba (muito pinhão) e contou como a araucária se desenvolve. Os jovens ganharam de presente uma miniatura artesanal de araucária para montar, produto das lojas #CuritibaSuaLinda.
Antes de Curitiba, os jovens estiveram em São Paulo e Santos e agora seguem para Maringá, Londrina e Assaí, na viagem de oito dias pelo Brasil.
Presenças
A visita à Prefeitura teve a participação da vice-cônsul Akiko Kikuchi, do diplomata do Departamento da América do Sul do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão, Natsuki Konagaya, e do membro do Comitê Educacional da Prefeitura de Aichi, Kenji Kikuchi.
A ex-governadora Cida Borghetti, que acaba de voltar do Japão de uma visita a convite do governo japonês, e o assessor de Relações Internacionais, da Prefeitura, Rodolpho Zannin Feijó, também participaram do encontro. 

Os estudantes vieram de diferentes universidades: Akane Yamashina e Yuka Komatsu (Universidade Aichi-Shukutoku), Fumiko Osuka (Universidade de Nagoya de Estudos Estrangeiros), Haruka Kimura (Universidade Yokohama), Namie Toshimitsu (Universidade de Shizuoka para Arte e Cultura).