capa
O Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC) começou a atender nesta semana, em novo espaço, os servidores aposentados da Prefeitura de Curitiba e os pensionistas que fazem o recadastramento. Uma sala foi especialmente preparada para garantir conforto a todos.
O atendimento continua sendo feito no Edifício Delta, na Avenida João Gualberto, 623, no bairro Alto da Glória, mas o recadastramento agora é feito no 2°andar, torre C.
"Para melhorar o atendimento, o instituto preparou um espaço exclusivo para o censo previdenciário", afirma o presidente do instituto, Ary Gil Piovesan. Os demais atendimentos do IPMC continuam sendo feitos no mezanino do mesmo edifício.
O novo espaço tem uma confortável área de espera e os aposentados e pensionistas são chamados no horário marcado para o atendimento por meio do monitor de TV (agenda on-line). Quem fez reagendamento é chamado pelo nome. "O importante é que quem tem horário marcado compareça ao IPMC. E se não puder vir, que avise", completa o presidente do instituto.
A nova sala de atendimento tem nove guichês para o recadastramento. O espaço tem boa ventilação, houve melhoria dos equipamentos e ampliação da rede de telefones.
Elisabete Vanda da Cunha está aposentada desde 1998 e acha importante que todos façam o recadastramento. "É bom para a administração ter o controle e para nós também", enfatizou Elisabete, que foi servidora das áreas de Recursos Humanos e Finanças.
Aposentada no fim de 2017, Débora Adriane Baggio é servidora ativa no segundo padrão, pois ainda trabalha numa unidade escolar da Prefeitura de Curitiba. Ela fez o primeiro recadastramento desde a aposentadoria nesta quinta-feira (14/2) e considera necessária a prova de vida. "A gente vê tanta coisa errada, que é importante fazer o cadastramento", defende.
Documentos
Os aposentados e pensionistas devem levar os documentos necessários, indicados na correspondência que recebem em casa. A lista também está disponível no site do IPMC.
Entre os documentos, a certidão de estado civil atualizada há no máximo 180 dias. Com isso, pessoas casadas, divorciadas, separadas e viúvas devem apresentar a certidão de casamento recente, que deve ser emitida por cartório. O documento original da época do casamento não é aceito.
Os solteiros devem providenciar a certidão de nascimento atualizada (também há no máximo 180 dias), com as informações sobre o estado civil. Pensionistas que tenham entre 16 e 21 anos também têm que apresentar o documento atualizado. Nos dois casos, o documento pode ser solicitado em qualquer cartório de registro civil.
Aposentada há 26 anos, Loredi Queiroz Lima, que fez o recadastramento nesta quinta-feira (14/2), comentou que já está acostumada a providenciar a certidão atualizada. "No INSS, temos que apresentar todos os anos. E isso é necessário porque infelizmente acontecem fraudes", observou.
Em fevereiro
Neste mês estão sendo recadastrados os aposentados e pensionistas que fazem aniversário em fevereiro. O recadastramento segue até o mês de dezembro.
Antes do dia do atendimento, as pessoas recebem no endereço cadastrado junto ao IPMC uma correspondência com o dia e o horário do comparecimento e os documentos que devem ser apresentados.
A lista completa com os nomes dos que devem participar do censo previdenciário em fevereiro está disponível também no site do IPMC.
A prova de vida está prevista em lei. Ela evita pagamentos indevidos e combate fraudes.

Quem não puder comparecer no dia agendado, deve entrar em contato o mais rápido possível com o instituto pelo telefone 3350 3646 ou 3350 9617, para reagendamento. O atendimento por telefone é das 8h às 18h.