capa

A Praça Napoleão Cortês Filho, no Sítio Cercado, está de cara nova.  O local agora abriga o Parque Esportivo do Bairro Novo, com cancha de futebol sintético, pista de skate, quadra de basquete de três, quadra poliesportiva e pista de caminhada. Inaugurado neste sábado (2/2), o espaço foi viabilizado pela Prefeitura em parceria com o Governo do Estado.
“O Bairro Novo e o Sítio Cercado estão no meu coração. Bairro Novo eu fundei para aqueles que vieram morar na capital. A região é muito importante econômica e culturalmente para a cidade e este espaço foi todo renovado para se transformar em um ponto de lazer, educação, esporte e cultura”, disse o prefeito Rafael Greca.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou que este é um dos muitos resultados que virão das ações conjuntas entre as administrações municipal e estadual. “O Paraná vive um novo momento. Estas parcerias entre Prefeitura e Governo vão transformar Curitiba e o Paraná novamente em protagonistas no país”, salientou.
Na fase preparatória para o Parque Esportivo do Bairro Novo, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente fez a substituição das tabelas e cestas de basquete, pintura das linhas da quadra e dos muros das estruturas. Foi trocado o alambrado, feitas melhorias no parquinho, academia ao ar livre, bancos e outros equipamentos.
A dona de casa Ruth Ferreira compareceu ao parque com a família neste primeiro dia de funcionamento. “Ficou muito boa a praça. Agora eu posso trazer minha filha para praticar esportes e brincar com tranquilidade. As quadras de esporte estão muito bonitas e tudo melhorou”, opinou ela.
Atividades do Jogos do Piá, campeonato de futebol em grama sintética, torneio de basquete, campeonato de skate, jogos gigantes e brinquedos infláveis para crianças, tintas para grafite e pintura em papel kraft marcaram a inauguração, que também contou com ações da Fundação de Ação Social (FAS).
A Secretaria Municipal do Abastecimento forneceu informações sobre vida saudável com a Van do Suco e sobre como fazer hortas comunitárias. No local foi feito, ainda, um mutirão de consultas e vacinação na Unidade de Saúde João Cândido, que fica junto à praça. Foram oferecidas aferição de pressão e orientações de saúde.
Atividades diversas
No novo espaço, a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude vai promover atividades com a participação de parceiros. “Aqui nasce mais um celeiro de atletas curitibanos. É nesses espaços que surgem novos talentos e que são alavancas para um futuro melhor para os curitibinhas, que se afastam das drogas e praticam esportes no contraturno escolar”, avaliou o secretário de Esporte Lazer e Juventude, Emilio Trautwein.
Uma das cooperações é com a ONG Maestro da Bola, do pentacampeão mundial de futebol Ricardinho, que busca incluir desportivamente crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e pessoas com deficiência.
“O objetivo principal é a inclusão social por meio do esporte. Aqui eu e minha equipe colocamos à disposição da sociedade professores que ajudam na formação dos pequenos”, afirmou Ricardinho.

Estiveram presentes na inauguração do espaço o vice-prefeito Eduardo Pimentel; o diretor-presidente do Instituto Paranaense de Ciência do Esporte, Helio Wirbiski; o administrador regional do Bairro Novo, Fernando Bonfim; o presidente da Cohab, José Lupion Neto; o secretário de Recursos Humanos Alexandre Jarschel de Oliveira; o deputado estadual Alexandre Amaro; o campeão mundial de boxe Macaris do Livramento; os vereadores Osias Moraes, Mauro Bobato, Beto Moraes, Ezequias Barros e Herivelto Oliveira; e o líder comunitário Edson do Parolin.