O Datacenso fez pesquisa sobre a intenção de compras do consumidor e estimativa de vendas para o Dia das Mães. É de assustar os comerciantes. A estimativa é de uma queda de 39% nas vendas na segunda data mais importante para o comércio (a primeira data é o Natal) por conta da pandemia de coronavírus. A pesquisa foi realizada em Curitiba com 100 lojistas e 200 consumidores, num total de 300 entrevistas, entre os dias 29 de abril e 4 de maio e tem grau de confiabilidade de 95%,
As vendas para o Dia das Mães estão comprometidas pela peste do coronavírus e afetam o desempenho do comércio, que teve a maior parte das lojas fechadas entre os dias 21 de março e 17 de abril. A pesquisa foi respondida por 52% de homens e 48% de mulheres, sendo 68% de lojas de bairros e 32% de lojas no centro.
A expectativa dos comerciantes os próximos meses aponta 54% dos comerciantes pesquisados estão preocupados com o futuro; 22% estão desanimados, 5% estão aguardando oportunidades e 19% estão esperançosos. Sobre o seu estabelecimento comercial e a expectativa para o futuro, 51% estão preocupados; 24% estão esperançosos; 20% estão desanimados e 5% estão aguardando oportunidades.