O Partido dos Trabalhadores decidiu apoiar – ainda em primeiro turno – a candidatura de Baleia Rossi (MDB) à presidência da Câmara dos Deputados. O placar foi de 27 a 23, suplantando a ideia de candidatura própria aventada por parte dos parlamentares como Rui Falcão, Rogério Correia e Natalia Bonavides.

Em troca do apoio, o PT exige que se paute a ampliação do Bolsa Família e a continuidade de um programa aos moldes do Auxílio Emergencial, acesso universal à vacina, tributos aos mais ricos e liberdade para organização e modernização de entidades sindicais. Nas entrelinhas, advoga também pelo avanço de ao menos um pedido de impeachment contra Bolsonaro.

Em nota, o PT diz que a aliança é “necessária para derrotar as pretensões de Jair Bolsonaro de controlar a Câmara dos Deputados” e que “se dá exclusivamente em torno da eleição da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, não se estendendo a qualquer outro tipo de entendimento, muito menos às eleições presidenciais”.

Leia integra da nota do PT no Leia Mais

A decisão está tomada. Agora, resta saber se Rossi e seus aliados conseguirá consolidar esse apoio. Precisa também conter a onda de desembarque de sua candidatura. Nos bastidores, aliados de Arthur Lira (PP) dizem que o deputado tem 300 votos garantidos — para ser eleito, um candidato precisa de 257.

Leia na íntegra a nota do PT:

“A bancada do PT na Câmara dos Deputados deliberou nesta tarde apoiar o candidato do bloco formado por 11 partidos políticos, deputado Baleia Rossi (MDB-SP), a partir de compromissos firmados pelo candidato com os partidos de oposição (PT, PSB, PDT, PCdoB), em defesa da democracia, da independência do Poder Legislativo e de uma agenda legislativa que contemple direitos essenciais da população, dentro os quais destacamos:
Lutar pelos direitos do povo brasileiro, pautando projetos que garantam efetivamente o direito à vida e à saúde, por meio do adequado enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, garantindo:
– o acesso universal à vacina;
– a renda emergencial e/ou a ampliação do Bolsa Família;
– a geração de emprego e o fim do arrocho salarial;
– a segurança alimentar, com apoio à agricultura familiar e assentamentos da Reforma Agrária, garantido comida barata ao povo.
-tributos sobre a renda dos mais ricos;
-defesa dos direitos das classes trabalhadoras, com liberdade para organização e modernização de entidades sindicais.

Os compromissos apresentados ao candidato Baleia Rossi pelas bancadas do PT e dos demais partidos de oposição têm o sentido de enfrentar a agenda de retrocessos pautada pelo governo de extrema-direita no campo dos direitos humanos e dos direitos constitucionais, e em defesa do estado democrático de direito e da soberania nacional.

O PT entende que esta aliança é necessária para derrotar as pretensões de Jair Bolsonaro de controlar a Câmara dos Deputados e, neste sentido, destacamos o compromisso de que serão utilizados todos os instrumentos do Poder Legislativo, como a instalação de CPIs, a convocação de autoridades, a edição de decretos legislativos, o exame e resposta institucional a todos os crimes praticados por autoridades do executivo, inclusive o presidente da República.

O PT tem bastante claro que a aliança com partidos dos quais divergimos politicamente, ideologicamente e ao longo do processo histórico se dá exclusivamente em torno da eleição da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, não se estendendo a qualquer outro tipo de entendimento, muito menos às eleições presidenciais.

O PT continuará lutando, dentro e fora do parlamento, pela soberania nacional, contra as privatizações de empresas estratégicas ao desenvolvimento, contra a agenda neoliberal que compromete o presente e o futuro do país, em defesa dos direitos dos trabalhadores, pelo impeachment de Jair Bolsonaro e pelo resgate dos direitos políticos e cidadãos do ex-presidente Lula.?”