Residentes nas especialidades de Clínica Médica, Medicina de Família e Comunidade, Ortopedia, Cirurgia Geral, Pediatria e Psiquiatria foram selecionados por meio de concurso público

O Hospital Municipal Padre Germano Lauck, de Foz do Iguaçu, recepcionou nesta segunda-feira, 01, os 21 novos médicos residentes que fazem parte do Programa de Residência Médica da Secretaria Municipal da Saúde.

Fazem parte da turma residentes nas especialidades de Clínica Médica, Medicina de Família e Comunidade, Ortopedia, Cirurgia Geral, Pediatria e Psiquiatria. O programa é aprovado pelo Ministério da Educação, com bolsas de residência médica aprovadas pelo Ministério da Saúde. Os novos residentes trazem um pouco de fôlego ao hospital municipal, que tem 100% dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) ocupados, utilizando recursos extras para garantir o atendimento aos pacientes com Covid-19.
 
A secretária municipal de Saúde, Rosa Jeronymo, ressaltou a importância do trabalho desses residentes na atuação no hospital, que oferece 100% dos atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). ”Vocês serão responsáveis elo bom acolhimento aos usuários do SUS e será exatamente isso que definirá o sucesso de cada profissional: a relação médico-paciente sempre guiada pelo respeito e pela responsabilidade social”, concluiu a secretária.
 
O diretor-presidente do Hospital Municipal, Sergio Fabriz, destacou que os novos residentes têm muito a contribuir com a instituição, que já recebeu quatro ampliações desde o início da pandemia, mas precisa muito dos profissionais, especialmente neste momento crítico da pandemia. “Estamos vindo de grandes transformações na estrutura da instituição e de um enorme aprendizado no enfrentamento ao novo coronavírus. E os residentes são uma parte fundamental da força de trabalho do hospital”, disse Fabriz.
 
A coordenadora da Comissão de Residência Médica, Luz Marilda Cardona, comentou sobre a responsabilidade dos novos residentes. “Vocês têm em mãos a vida das pessoas, que podem depender de segundos de ação. Que vocês possam enxergar, em cada paciente que atenderem, seus pais, suas mães, seus filhos”.
 
A nova turma de residentes – a sétima do Programa da Secretaria Municipal de Saúde – recebeu o Manual Interno da Comissão e o Manual dos Residentes, documentos com as diretrizes e normas que irão nortear a atuação. Os médicos foram selecionados por meio de um concurso público e deverão permanecer em Foz do Iguaçu, pelo período de dois ou três anos, conforme a especialidade.