O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) disse nesta terça-feira, 3, que a redução de casos de dengue no Norte Pioneiro se deu pelo empenho de moradores em parceria com as prefeituras das cidades. Dados do boletim epidemiológico estadual mostram redução de 96% nos casos da doença nos 22 municípios atendidos pela 19ª Regional de Saúde de Jacarezinho.


“Os moradores se conscientizaram da importância de manter terrenos limpos e livres dos focos do mosquito Aedes aegypti e as campanhas das prefeituras para evitar o acúmulo de lixo garantiram a redução exponencial dos casos de dengue em toda a região”, disse Romanelli.


A Secretaria Estadual de Saúde comparou os dados entre os anos epidemiológicos de 2019/2020 e 2020/2021, que se encerrou em julho. Os 22 municípios da região registraram 193 casos de dengue no último ano, uma redução de 96%. No período anterior, de agosto de 2019 até julho de 2020, foram confirmados 5.122 casos, o mais alto já registrado desde o início do monitoramento oficial sobre a doença.


Jacarezinho foi o município que registrou o maior índice de contaminação entre 2019/2020, com 2.362 casos. Santo Antônio da Platina teve 1.382 casos e Cambará 618. Já no ano atual, Cambará registrou 137 casos, Jacarezinho 11 e Carlópolis sete.


Premiação — Uma ação do Sesc/Senac premiou as prefeituras que eliminaram o maior número de focos do mosquito. A cidade de Jacarezinho se destacou e venceu a competição. A premiação foi entregue à equipe de gestão e agentes de endemias da prefeitura.


“A proposta do Sesc/Senac ajudou na diminuição dos casos de dengue em todos os municípios, que foram incentivados a eliminar os focos do mosquito. O empenho das equipes de endemias das cidades, que se esforçam diariamente para reduzir os criadouros do mosquito e controlar os casos da doença, ajudou a destacar o Norte Pioneiro em todo o Paraná”, disse Romanelli.