Serviço oferece atendimento psicológico aos servidores; programa voltado à saúde mental também é feito na Guarda Municipal

Comunicação PMFI: Data de publicação  09/08/2021



A Prefeitura de Foz do Iguaçu, através da Secretaria Municipal de Administração, implantou a segunda unidade do "Plantão Psicológico" na estrutura administrativa do município. Depois de consolidado na Guarda Municipal, o serviço de atendimento à saúde mental do servidor ganhou uma nova extensão, desta vez para atender os trabalhadores da Secretaria Municipal da Fazenda. 

O projeto foi idealizado e é coordenado pela Diretoria Ocupacional de Saúde, através da Supervisão de Promoção à Saúde. O serviço conta com uma psicóloga e funciona todas as terças-feiras pela manhã em uma sala exclusiva situada na sede da Secretaria da Fazenda. 

Atualmente, a pasta conta com cerca de 150 servidores. A maioria atua em contato direto com a população, devido às demandas fiscais e tributárias. Apesar do atendimento do Plantão Psicológico ter iniciado há pouco tempo, as diferenças já são percebidas no ambiente de trabalho. 

“Cada vez mais percebemos o quanto a questão da saúde mental influencia na vida em sociedade. Com a implantação do programa de acompanhamento psicológico aos servidores da Secretaria da Fazenda, buscamos proporcionar um maior equilíbrio emocional para enfrentar os desafios diários”, expressou a secretária municipal da Fazenda, Salete Horst. 

A sala exclusiva na sede também favorece o acesso e a maior proximidade com os servidores. “O ‘Plantão Psicológico’ é um serviço que se mostrou muito importante ao facilitar o acesso ao atendimento, criar vínculos e contribuir para melhorar a saúde mental dos trabalhadores”, expressou a diretora de Saúde Ocupacional, Carla Conrad de Lima. 

Psicologia  

Além do Plantão Psicológico, em funcionamento na Guarda Municipal e na Secretaria Municipal da Fazenda, a Saúde Ocupacional também oferece a todos os servidores o programa “EscutaDISO”, um serviço de acolhimento psicológico com foco na qualidade de vida e saúde do trabalhador. 

De acordo com dados do serviço, entre 2020 e 2021, foram realizados cerca de 800 atendimentos psicológicos, entre encontros on-line, presenciais, domiciliares e acompanhamentos. O atendimento acontece na sede da diretoria e deve ser agendado pelo telefone 45-984233151.