Na próxima terça-feira (22), os ônibus deverão parar no Terminal de Transporte Urbano (TTU) de Foz do Iguaçu.

Trabalhadores do transporte coletivo de Foz do Iguaçu anunciaram nova paralisação dos trabalhos, a partir da próxima terça-feira (22), às 9h. Após esse horário, os ônibus ficarão parados no Terminal de Transporte Urbano (TTU), no centro da cidade.

O motivo da paralisação é a falta de acordo coletivo, referente a 2020-2021 e 2021-2022. A reposição salarial referente à inflação não ocorreu nesse período, já que não houve acordo coletivo entre o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários (Sitro-FI) e as empresas do Consórcio Sorriso.

As perdas na remuneração são superiores a 30%, segundo o Sitro-Fi, além da ausência de outros benefícios, como o pagamento do auxílio-alimentação.

Essa nova paralisação ocorre em um momento de muitas incertezas no transporte coletivo. O Tribunal de Justiça acabou acatar a liminar da prefeitura, sobre a extinção do contrato em vigor do transporte coletivo em Foz do Iguaçu, o que permite ao Poder Executivo a contratação emergencial de nova empresa. A diferença é que o encerramento dos serviços que estava previsto para ocorrer no próximo dia 19 de fevereiro, deverá ser prorrogado. As remunerações e pagamentos dos rodoviários deverão ser pagos pelo Consórcio Sorriso, já que a nova proposta da prefeitura não contempla pagar esses acordos.

Já o Consórcio Sorriso conseguiu uma decisão a seu favor para poder aumentar o valor da passagem de ônibus, hoje estipulada em R$ 4,10. O desembargador acolheu os argumentos das empresas, que se baseiam na obrigação contratual do reajuste anual da tarifa em setembro, seguindo a inflação. 

Fonte: