A border collie Aysha, integrante do Projeto Cão Amigo da Guarda Municipal, comemorou seu primeiro aniversário com as crianças da Escola Municipal Professora Miracy Rodrigues de Araújo, no Sítio Cercado. Curitiba, 23/03/2022. Foto: Hully Paiva/SMCS
A border collie Aysha, integrante do Projeto Cão Amigo da Guarda Municipal, comemorou seu primeiro aniversário com as crianças da Escola Municipal Professora Miracy Rodrigues de Araújo, no Sítio Cercado. Curitiba, 23/03/2022. Foto: Hully Paiva/SMCS

 

Com direito a um bolo de ração, a border collie Aysha, integrante do Projeto Cão Amigo da Guarda Municipal, comemorou seu primeiro aniversário fazendo o que ela sabe melhor: contribuindo com a educação e despertando sorrisos em mais de 300 crianças da Escola Municipal Professora Miracy Rodrigues de Araújo, no Sítio Cercado. 

Depois de passar por um “dia de princesa”, com banho, higiene completa e corte de unhas, Aysha participou de uma palestra educativa na unidade de ensino, na tarde desta quarta-feira (23/3), demonstrando truques e exercícios de treinamento com a sua instrutora, a GM Simone de Fátima Lima. Guardas municipais do núcleo Bairro Novo também participaram da atividade.

As palestras do Cão Amigo têm temas e linguagens direcionados às faixas etárias das turmas atendidas. Desde o início do calendário letivo municipal, no mês passado, as atividades da Aysha e da GM Fátima estão sendo desenvolvidas em escolas e em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Foram dez unidades de ensino e 1,9 mil participantes das atividades desde então. Até o fim do ano, o projeto Cão Amigo vai abranger todas as dez regionais da cidade.

“A proposta é atendermos em um primeiro ciclo uma escola municipal e dois CMEIs em cada regional. Depois de concluído, iniciaremos os próximos ciclos passando por outras escolas”, planeja Fátima.

Treinamento desde cedo

Caçula do Grupo de Operações com Cães (GOC), Aysha chegou na corporação com apenas 50 dias de vida, em maio de 2021. Desde então, iniciou um longo processo de treinos, focados nos encontros educativos do projeto.

Apesar de ser uma raça desenvolvida para o pastoreio, o comportamento dócil e a inteligência dos border collies são características que os tornam compatíveis com as atividades do projeto. 

“A Aysha nos surpreendeu neste primeiro ano. Ela já obedece a mais de 20 comandos, consegue fazer pistas de obstáculos com facilidade e buscas de pessoas e objetos”, aponta Fátima.

Foi em setembro que a Aysha começou a participar dos primeiros eventos e chegou a integrar a programação de Natal da cidade. “A participação em eventos é essencial para o treinamento da Aysha, já que ela precisa se acostumar a atuar em ambientes com muitas pessoas”, explica a guarda municipal.

CMEIs e escolas interessados no projeto Cão Amigo devem enviar e-mail para caoamigo@curitiba.pr.gov.br.