A deputada estadual Márcia Huçulak (PSD) destacou os avanços, os desafios e a importância do ensino da enfermagem durante a abertura da 85ª Semana Brasileira de Enfermagem no Paraná, realizada na Universidade Federal do Paraná (UFPR) nesta segunda-feira (13/05).
“A enfermagem avançou muito nos últimos anos. Chegamos bem até aqui”, disse a deputada, formada na área, com mestrado em gestão de saúde pela Universidade de Londres e professora da UFPR por um curto período nos anos 1990.
Segundo a deputada, a categoria passou a atuar de maneira mais intensa para além das funções tradicionais em hospitais, clínicas e unidades de saúde. Citou como exemplo as áreas da enfermagem forense, regulação, controle e avaliação, além do empreendedorismo que começa a ganhar corpo por meio de cooperativas de enfermagem.
“Agora precisamos avançar mais nos espaços de liderança”, disse Márcia.
De acordo com ela, isso permitirá aumentar a contribuição da categoria na gestão de saúde. “Liderança com cuidado é coisa da enfermagem”, afirmou a deputada, representante da Assembleia Legislativa do Paraná no evento que reuniu cerca de 180 pessoas. Também estiveram presentes o secretário estadual da Saúde, Beto Preto; a secretária municipal de Saúde de Curitiba, Beatriz Battistella Nadas; a coordenadora do curso na UFPR, Laura Macedo, a presidente do Coren-PR (Conselho Regional de Enfermagem), Ethelly Feitosa Rodrigues Santos; entre outras autoridades.
Márcia também destacou os 50 anos do curso de enfermagem, completados este ano. “Formação, ensino e pesquisa que trazem grande contribuição para os profissionais e para o avanço da área”, disse.
Relevância na crise
Em artigo publicado nesta segunda-feira, a deputada também chamou atenção para a atuação dos profissionais de enfermagem na crise decorrente das chuvas no Rio Grande do Sul.
“Crises recentes e atuais demonstram claramente a importância desses profissionais para a saúde e para a sociedade, além da necessidade de sistemas de gestão pública estruturados”, afirmou a deputada, lembrando também da atuação da categoria durante a pandemia de covid-19.
0 Comentários