Propostas da vereadora Anice promovem o bem-estar, assegura direitos e previne violência contra os idosos

Câmara de Vereadores aprova projetos em defesa da pessoa idosa

Foto: Christian Rizzi - CMFI

 

A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu realizou sessão ordinária nesta quinta-feira, 14 de novembro. Durante a ordem do dia, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei 64/2024, que cria a Patrulha da Pessoa Idosa no Município e o Projeto de Lei 92/2024, que institui o mês “Foz junto com a Melhor Idade”, os dois de autoria da vereadora Anice Gazzaoui. As propostas promovem o bem-estar, asseguram direitos e criam mecanismos para prevenção e combate da violência contra os idosos.

O projeto da Patrulha da Pessoa Idosa pretende prevenir e combater a violência física, psicológica, moral e patrimonial, por meio de agentes públicos capacitados para o atendimento humanizado às vítimas. “Seja nas ruas, ambientes comerciais ou até em casa, a pessoa idosa está vulnerável a qualquer tipo de violência”, comentou Anice.

A vereadora também falou sobre a importância do mês “Foz Junto com a Melhor Idade”: “Precisamos criar e dar oportunidade para pessoas idosas. O município deve olhar para essas pessoas e respeitá-las. Esse mês busca trazer e promover atividades que tragam saúde, educação, esporte e cultura para os idosos”, destacou.

Cordão Tulipa Vermelha para identificação de pessoas com Parkinson 

Outra proposta da vereadora Anice, aprovado na ordem do dia, foi o projeto 99/2024, que institui o uso do “Cordão Tulipa Vermelha” como instrumento de identificação e conscientização sobre a doença de Parkinson. “Temos que dar um suporte específico para que eles possam ter preferência e respeito no atendimento, especialmente em estabelecimentos comerciais e de saúde”, concluiu a vereadora.

 Comunicação CMFI