O advogado Luiz Fernando Pereira, o Pereirinha, da chapa XI de Agosto, será o próximo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Paraná na gestão 2025-2027. A advogada Graciele Marins foi eleita vice-presidente. Pereirinha, que hoje é tesoureiro geral da OAB do Paraná, vai suceder Marilena Winter que encerra o mandato como presidente da entidade no final de 2024. A solenidade de posse ainda não esta marcada, mas deve acontecer na segunda quinzena de janeiro.
“Olha, eu estou muito contente com a vitória, uma vitória com uma diferença expressiva que revela que a advocacia decidiu de forma tranquila o melhor caminho para a entidade elegendo o grupo 11 de agosto, a nossa chapa, as nossas propostas. E agora eu vou descansar uns dias e depois começar o planejamento da gestão e eu prometo, reitero a rigor a promessa que fiz de dedicar meus próximos três anos, toda a minha criatividade e entusiasmo em favor da advocacia do Paraná, da OAB. Meus agradecimentos a todos os advogados e advogadas do Paraná”.
Ele obteve 44,56% dos votos, contra 32,18% de Flávio Pansieri e 15,46% do candidato Marlus Arns. Numericamente, Pereirinha conquistou 24.659 votos, enquanto que Pansieri teve 17.810 e Arns 8.556 — num universo de 55.345 advogados votantes ou 84,76% dos 65 mil aptos a votar. Considerando só os votos válidos, quando se desconta brancos e nulos, Pereirinha recebeu 48,33% dos votos.
A chapa XI de Agosto venceu na grande maioria e nas maiores subsecções da Ordem no Paraná. Mas o que chamou a atenção foi o empate na disputa pela subsecção de Araucária: as duas chapas XI de Agosto e Pela Ordem fizeram 155 votos. Diante do inusitado empate, a decisão sobre a presidência em Araucária ficou para a próxima segunda-feira
As eleições foram realizadas nesta sexta-feira, 22 de novembro, na modalidade on-line e o resultado foi divulgado no fim da tarde. Outro fato que chamou a atenção no processo de apuração foi o entusiasmo de quem apresentava o resultado — visivelmente “torcedor” da chapa XI de Agosto.
Luiz Fernando Casagrande Pereira, 54 anos, natural de Cascavel (PR), é doutor em Direito Processual Civil pela UFPR (Universidade Federal do Paraná). Atualmente é diretor-tesoureiro da OAB no Paraná. Já foi coordenador geral da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep), presidente Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral (CBDE) e é cofundador do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (Iprade).
BP
0 Comentários