Eduardo Pimentel (PSD) não tem se mostrado afoito para fechar a equipe de secretariado que vai ajudá-lo a comandar o Palácio 29 de Março a partir de 1º de janeiro de 2025. O que se comenta é que o prefeito eleito tem feito conversas pontuais e que só deve anunciar seu time no início de dezembro. E a escolha dos nomes será feita por ele. Até lá, as especulações correm soltas e muita gente nas rodinhas de conversa dentro da Prefs se questiona quem será mantido na futura administração. Embora seja um governo de continuidade, muitas peças serão mexidas.

Mas pelo menos um secretário municipal já está com o destino definido — e bem longe do Centro Cívico, a mais de 200 km da sede da Prefeitura de Curitiba. Se nada mudar, Péricles de Matos, que é o atual secretário de Defesa Social e Trânsito do prefeito Rafael Greca (PSD), vai assumir um cargo no governo do prefeito Denilson Baitala (PL) na cidade de Guarapuava. Péricles de Matos conhece a região, já que é natural de Irati — cerca de 100 km de Guarapuava.

Uma boa fonte do Blog Politicamente, conta que o ex-coronel da Polícia Militar foi convidado e já teria aceitado o desafio de comandar a secretaria de segurança municipal. E a primeira missão será implantar a Guarda Municipal de Guarapuava — tema que já vem sendo debatido na Câmara de Vereadores.

Péricles de Matos “caiu nas graças” do prefeito Rafael Greca em 2019 quando ele comandou o esquema de segurança montado na Ópera de Arame para que os vereadores de Curitiba pudessem votar o Plano de Recuperação da Prefeitura de Curitiba. A sessão teve de ser transferida para a Ópera de Arame depois da confusão na Câmara de Curitiba, com direito a invasão do plenário pelos manifestantes contra o projeto de Greca.

Péricles de Matos, que chefiava na época o 1º Comando Regional de Polícia Militar, atuando na administração e coordenação da segurança pública dos 75 bairros de Curitiba, garantiu a plena segurança da votação na Ópera de Arame — o que agradou Rafael Greca. Depois de comandar a PMPR, ele se aposentou e foi convidado para o time de secretários de Greca. A partir de 2025 terá o novo desafio, agora em Guarapuava.

Um nome que vem sido ventilado nos bastidores para assumir a secretaria de Defesa Social e Trânsito no lugar de Péricles de Matos é o do delegado da Polícia Civil Rafael Vianna — que hoje responde pela Escola Superior de Polícia Civil do Paraná (ESPC). Vianna é genro do ex-presidente do Tribunal de Justiça do Paraná Adalberto Jorge Xisto Pereira.

Do BP