Lula, Fernando Henrique, Sarney e Collor viajam com a presidente.
De O Globo:
RIO e BRASÍLIA – A presidente Dilma Rousseff embarcou na tarde desta segunda-feira para a África do Sul, onde acompanhará o funeral do ex-presidente Nelson Mandela, que morreu na última quinta-feira. Dilma participou no Rio do encontro da Clinton Global Iniciative (CGI), no Copacabana Palace.
Depois de um encontro privado com o ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton, presidente e fundador da CGI, Dilma seguiu, acompanhada do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, para a base aérea do Santos Dumont, onde já a esperavam os também ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Collor e José Sarney. Todos embarcaram rumo à Àfrica do Sul.
No avião, a presidente tuitou sobre a viagem, destacando “a honra de reunir todos os ex-presidente em um objetivo comum”.

A presença do ex-presidente Fernando Collor na comitiva provocou reação nas redes sociais.
“O Itamaraty disse que Collor vai participar do funeral de Mandela. Não tenho certeza como Mandela se sentiria com isso”, tuitou a internauta @JennyBarchfield.
“O que faz o Collor na comitiva presidencial aos funerais do Mandela? Ele não foi chutado do cargo?”, questionou @SergiusAugustus.
Também acompanham a presidente os ministros de Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, de Igualdade Racial, Luiza Bairros, e de Comunicação Social, Helena Chagas, além do assessor especial Março Aurélio Garcia.
Mais de 90 atuais chefes de Estado e de governo já confirmaram a presença na cerimônia oficial, marcada para esta terça-feira no estádio FNB, em Soweto, Johanneburgo – o mesmo estádio onde Mandela assistiu à Copa do Mundo. Entre eles estão o americano Barack Obama, o francês François Hollande e o cubano Raúl Castro.