Quatro pessoas são presas em operação da Prefeitura para combater o furto de cabos em Curitiba

 

A 5ª fase da Operação Cabo Seguro foi deflagrada na tarde desta quarta-feira, (7/5), para combater o furto de cabos e fios de cobre dos semáforos e dos sistemas de telefonia e comunicação de Curitiba. 
Foto: Divulgação
A 5ª fase da Operação Cabo Seguro foi deflagrada na tarde desta quarta-feira, (7/5), para combater o furto de cabos e fios de cobre dos semáforos e dos sistemas de telefonia e comunicação de Curitiba. Foto: Divulgação

A 5ª fase da Operação Cabo Seguro, lançada em fevereiro pela Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT) e estruturada pelo Departamento de Inteligência (DTI) da secretaria, foi deflagrada na tarde desta quarta-feira (7/5), para combater o furto de cabos e fios de cobre dos semáforos e dos sistemas de telefonia e comunicação de Curitiba. Foram fiscalizados 14 locais nos bairros Uberaba, Boqueirão e Alto BoqueirãoQuatro pessoas foram presas em flagrante por tráfico de drogas, furto qualificado de energia elétrica e receptação de fios de cobre. 

A operação integrada reuniu um grande efetivo das forças de segurança. Contou com mais de 100 agentes da Guarda Municipal, do Grupo de Operações Especiais (GOE), Grupo de Operações com Cães (GOC), do Departamento de Inteligência da SMDT, das polícias Civil e Militar, além de fiscais das secretarias municipais do Urbanismo e do Meio Ambiente e funcionários das empresas de telefonia e comunicação, da Copel e da Sanepar. 

Os presos foram encaminhados ao 7° Distrito Policial, no bairro Hauer. Durante a operação, os agentes também apreenderam quantidade significativa de cabos e fios de cobre nos locais fiscalizados.

O Grupo de Operações com Cães (GOC), da Guarda Municipal, encontrou parte da droga apreendida durante a operação, que resultou na apreensão de mais de 50 pedras, 12 pinos de cocaína e 7 buchas de haxixe.  

A Secretaria Municipal de Urbanismo aplicou sete autuações administrativas nos estabelecimentos vistoriados, por falta de alvará de funcionamento. 

O secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Rafael Ferreira Vianna, explica que a operação tem o objetivo de combater o furto de cabos de energia, de telefonia e internet, crime que afeta o fornecimento de serviços essenciais e prejudica diretamente a população.

“Para inibir essa prática criminosa no município, o Departamento de Inteligência da secretaria, com a integração e apoio das polícias civil e militar, identificou e fez o mapeamento dos locais das ocorrências, dos pontos onde são realizados os furtos e dos estabelecimentos que fazem a receptação e o comércio ilegal desse material. As operações têm sido efetivas, com a redução desse tipo de ocorrências, dos furtos de cabos e fios de cobre,” afirmou Vianna. 

A superintendente da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, Ana Cláudia Machado, destacou a importância da integração das forças de segurança para combater o furto de cabos e fios de cobre no município. 

“É muito gratificante essa atuação em conjunto com a Polícia Militar, a Polícia Civil e a Guarda Municipal e também outras secretarias do município, Copel e Sanepar. Se existe o crime organizado, existe também uma força de segurança que trabalha integrada e unida para combater esse tipo de infração em Curitiba”, ressaltou Ana. 

Operação Cabo Seguro

Desde o início da Operação Cabo Seguro, em 4 de fevereiro, 31 pessoas foram presas e mais de 40 pontos já foram fiscalizados em várias regiões da cidade.

A população também pode ajudar na Operação Cabo Seguro. Para denunciar furtos de cabos, basta ligar para a Guarda Municipal pelo telefone 153, disponível 24 horas.

SMCS-PMC

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Responsive Advertisement