jornnn

Novela segunda ponte: Comissão do Congresso paraguaio anuncia segunda ponte para julho

2a ponte

Se antecipando em relação às autoridades brasileiras, a Comissão Permanente do Congresso do Paraguai, anunciou a data para o início da construção da segunda ponte entre as cidades de Presidente Franco (Paraguai) e Foz do Iguaçu (Brasil). Segundo os parlamentares vizinhos, uma nova licitação deve acontecer em fevereiro, com valor estimado em 70 milhões de dólares. No ano passado uma licitação aconteceu, mas as empresas interessadas apresentaram valores superiores ao proposto pelo governo brasileiro, que pretende gastar até R$ 200 milhões.Por, Dante Quadra
Ainda segundo a Comissão, o ponta pé inicial da obra deverá começar em julho deste ano. Na primeira semana de janeiro, o presidente da Comissão Permanente, o senador Arnoldo Wiens, acompanhado do deputado Romero Roa, visitaram o local onde será construída a passarela de acesso à ponte, do lado paraguaio da fronteira. Embora a construção da segunda ponte seja totalmente custeada pelo governo do Brasil, os contornos de acesso e vias deverão ser pago pelo governo do Paraguai.
“Falamos com o presidente Horácio cartes e temos o cronograma de atividades para começar a construção da ponte, no próximo mês será feita a licitação e estimamos que em julho estaremos com o início das obras para o desenvolvimento de Presidente Franco”, disse o senador.
segundaponte
Para o acesso à ponte pelo lado paraguaio, é preciso 30 quilômetros de rodovia, duas pontes sobre o rio Monday, postos de controle e aduana. Para isso, o governo prevê um investimento de aproximadamente 230 milhões de dólares. O senador Wiens ressaltou ainda, que o governo do Paraguai até o momento não possui esse dinheiro.
“O que estamos analisando agora é a questão das obras complementares, queremos ver o que vai acontecer com o trânsito, onde vão fazer as conexões. Existem opções para as obras, que são muito caras e o no qual o dinheiro ainda não está previsto. Queremos que o desenvolvimento trazido pela obra integrem Cidade do Leste”, disse o deputado Romero, afirmando que conta com o compromisso do presidente para que a obra seja possível.
O prefeito de Presidente Franco espera também, que com obra pronta, os pontos turísticos do município possam ser mais bem aproveitados, como o Marco das Três Fronteiras, Museu Moisés Bertoni e Salto Monday.
Anúncio
No dia 29 de outubro do ano passado, a presidente Dilma Rousseff anunciou o início das obras de construção da segunda ponte entre o Brasil e Paraguai. A confirmação aconteceu no lado paraguaio da hidrelétrica de Itaipu, durante discurso de inauguração da linha energética de 500 KV. “Essa segunda ponte será mais do que uma ponte, mas um elo entre nossos países, aumentando o comércio por estradas e ferrovias”, disse Dilma.
As informações são do Diario CDE

Postar um comentário

0 Comentários