Time mostra os mesmos erros defensivos dos últimos jogos e fica no 2 a 2 com o Cene, pela Copa do Brasil


Roni comemora o primeiro gol do Coritiba na partida (foto: Mazão Ramires/Futura Press)
O Coritiba repetiu as falhas defensivas mostradas nas últimas partidas e ficou no empate por 2 a 2 com o Cene, nessa quinta-feira (dia 13) à noite, em Campo Grande (MS), no jogo de ida da 1ª fase da Copa do Brasil. Agora, a vaga será decidida em 9 de abril, no Couto Pereira. O Coxa poderia eliminar a partida de volta se vencesse nessa quinta-feira por dois ou mais gols de diferença.
Quem vencer esse duelo enfrenta na segunda fase Duque de Caxias (RJ) ou Caldense (MG).
Nos últimos quatro jogos, o Coritiba levou sete gols. Todos os adversários nesse período – o Operário, o Prudentópolis, o Londrina e o Cene – saíram na frente no placar, obrigando o Coxa a correr atrás do prejuízo. Em todos esses jogos, o time alviverde repetiu os mesmos erros: falhas de marcação dos volantes e dos laterais, fragilidade na bola aérea defensiva e posicionamento confuso.
O Coritiba começou o jogo sem Leandro Almeida, Moacir e Zé Eduardo, lesionados. A novidade foi a volta de Roni (ex-Goiás), recuperado de lesão. O técnico Dado Cavalcanti armou o time no 4-3-3, com Alex como “falso nove” – um atacante com liberdade para rodar por todo o campo. Os pontas eram Roni e Julio Cesar. No meio-campo, Gil era o 1º volante. À frente dele, dois armadores: Robinho pela direita e Germano pela esquerda.
O primeiro tempo teve o Coritiba com bom toque de bola e facilidade para atacar. No entanto, errava demais na marcação e cedia muitos espaços para os contra-ataques do Cene, time que também mostrou qualidade nas bolas aéreas.
O Cene abriu o placar aos 29 minutos. Cafu ficou livre para cruzar e colocou a bola na segunda trave. Andrezinho entrou livre. Luccas Claro tentou alcançar, mas não conseguir impedir o gol de cabeça.
O empate veio já aos 36 minutos. Carlinhos cruzou da esquerda. Luccas Claro ajeitou de cabeça e Roni completou.
O desempenho defensivo do Coxa no primeiro tempo irritou Dado Cavalcanti. “Marcamos com o olho. Eles tiveram muito espaço para cruzar a bola e o jogador que cabeceou estava sozinho”, criticou. “O campo está rápido, mas dá para tocar a bola”, disse.
O segundo tempo começou com o Coritiba melhor e já marcando 2 a 1 aos quatro minutos, com uma bonita troca de passes. Germano tocou, Alex fez o corta-luz e Gil recebeu na área. Ele deu passe perfeito para Julio Cesar completar para o gol vazio.
O Coxa seguiu dominando o jogo. Aos 23 minutos. Roni saiu para a entrada de Norberto. O ritmo do jogo caiu. Mesmo assim, o Cene achou o empate numa falta de longa distância. Dubinha bateu rasteiro, a bola desviou na barreira e enganou Vanderlei.
Aos 32 minutos, saiu o meia Robinho e entrou o atacante Anderson Aquino. Aos 38, Alex foi substituído por Keirrison, revelado pelo Cene.

CENE 2x2 CORITIBA
Cene: André Moreto; Cafu, Maycon, Dubinha e Robinho; Naka, Márcio, Eduardo e Andrezinho (Baiano); Marcelo Tevez (Eric) e Guilherme (Guto). Técnico: Carlos Roberto
Coritiba: Vanderlei; Victor Ferraz, Luccas Claro, Chico e Carlinhos; Gil, Germano, Robinho (Anderson Aquino), Alex (Keirrison) e Roni (Norberto); Julio César. Técnico: Dado Cavalcanti
Gols: Andrézinho (29-1º), Roni (36-1º), Julio Cesar (4-2º) e Dubinha (28-2º)
Cartões amarelos: Eduardo, Robinho (Cene). Germano (Coxa)
Árbitro: Vinicius Furlan (SP)
Local: Morenão, em Campo Grande (MS)
PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
11 – Victor Ferraz chuta forte, de fora da área. A bola passa perto.
20 - Depois de escanteio, a bola sobra para Dubinha, na pequena área. Ele tenta de calcanhar. Vanderlei segura.
24 - Alex acerta belo lançamento para Carlinhos, na área. Ele tenta o chute, mas o goleiro sai bem, por baixo, e defende.
29 – Gol do Cene. Cafu cruza da intermediária para a 2ª trave. Andrezinho sobe mais que Luccas Claro e cabeceia no canto.
32 – Após escanteio para o Coxa, o Cene puxa contra-ataque. Eduardo recebe na área e chuta forte. Vanderlei rebate.
36 – Gol do Coritiba. Carlinhos cruza da esquerda. Luccas Claro cabeceia. Roni completa para o gol.
41 – Falta perto da área. Alex tenta o ângulo. A bola passa perto.
45 – Roni puxa o contra-ataque, invade a área e chuta cruzado, para fora.
Segundo tempo
4 – Gol do Coritiba. Germano enfia, Alex faz o corta-luz e Gil recebe na área. Ele toca na medida para Julio Cesar, com o gol vazio, completar.
12 – Roni invade a área e chuta cruzado. A bola passa perto.
15 – Alex toca para Carlinhos, na área. Ele cruza rasteiro. Julio Cesar quase alcança.
28 – Gol do Cene. Falta de longa distância. Dubinha chuta rasteiro. A bola desvia na barreira e engana o goleiro Vanderlei.
33 – Aquino recebe na entrada da área e chuta cruzado, ao lado.