P
Apesar da discriminação e outras ações persecutórias ao Paraná, o governo federal reconhece que o número de beneficiários do Bolsa Família, estável no Brasil, está em queda no Paraná. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, em 2012, 9.600 famílias deixaram o programa no Estado. No ano seguinte, o número mais que dobrou (139%), chegando a 23.790. Os dados foram publicados pelo jornal Metro e mostram o bom momento econômico e social vivido no Paraná.

A Secretaria Estadual da Família e Desenvolvimento Social elenca uma série de razões para as famílias paranaenses deixarem de forma espontânea o programa e “caminharem com as próprias pernas”. São vários projetos e programas, entre eles, o Família Paranaense que já atende 30 mil famílias no Estado com qualificação, capacitação, incentivo ao empreendedorismo, linha de crédito à juro zero na Fomento Paraná.
A quantidade de beneficiários do programa federal está em queda desde 2009, quando, em seu ponto máximo, 491 mil famílias recebiam o Bolsa Família no Paraná. Ao final de 2013, haviam 423 mil cadastrados. Atualmente o número é ligeiramente menor, de 415 mil. A ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, lembra que a redução vem ocorrendo mesmo com a chamada ‘Busca Ativa’, em que as famílias estão sendo procuradas para entrar no Bolsa Família.