O objetivo dos vereadores é proteger nossas águas, terras, lavouras e animais dos efeitos químicos e devastadores causados pelo Fracking.

O projeto foi aprovado no dia de ontem (15/07), o projeto de Lei 57/2014 que proíbe a extração de gás do xisto nas imediações do município de Foz do Iguaçu através do método Fracking. O projeto é de autoria dos vereadores Paulo Rocha, Rudinei de Moura e Zé Carlos, foi aprovado por unanimidade e elogiado pela maioria dos vereadores inclusive o vereador Bobato, que acompanhou o fórum sobre o assunto juntamente com o vereador Paulo Rocha, na Câmara Municipal de Cascavel. “Esta lei é uma medida preventiva, que tem como objetivo principal, proteger nossa região dos efeitos devastadores causados pelo Fracking,” explicou o vereador Paulo Rocha.

Oque é o Fracking?


O “fracking” ou fraturamento hidráulico (também conhecido pelos nomes de gás de xisto, gás extraído por processo não convencional ou “shale gas”) é considerado um dos processos de produção de energia mais agressivos ambientalmente e está proibido em vários países do mundo. Ele consiste de uma fórmula contendo 609 componentes químicos (alguns deles radioativos) que são injetados no subsolo, sob a pressão de 5 mil atmosferas para fazer o metano se desprender do solo. Antes da injeção desse coquetel químico são realizadas violentas explosões no subsolo para quebrar as rochas sedimentares.

Água da torneira pegando fogo


Nos Estados Unidos, assinalam Nycz e Pugnaloni, agricultores de estados como Pensilvânia, Arizona, Ohio e Colorado lamentam o fato de terem caído no canto da sereia que acenou com uma suposta sorte grande de “ter petróleo na minha terra”. Quando passaram a ver seus rios e a água de suas torneiras pegando fogo viram que estavam com um sério problema nas mãos. Um dos efeitos colaterais desse tipo de exploração é a contaminação dos lençóis freáticos e aquíferos com metano. Após as explosões, o gás sobe do fundo da terra para a superfície e mistura-se com a água dos poços das casas. Além disso, os efeitos da ingestão do metano diluído em água podem causar sérios problemas de saúde envolvendo o sistema nervoso central, fígado e coração. Os críticos do método denunciam que ele já foi responsável por várias mortes e internamentos antes que esses vazamentos do solo para a água fossem descobertos, uma vez que o metano é inodoro, insosso e incolor. O assunto já virou tema de filme também nos Estados Unidos: “A Terra Prometida” (Promised Land, EUA, 2012), dirigido por Gus van Sant, conta a história de dois funcionários de uma grande corporação da área de energia que desembarcam em uma pequena cidade rural dos EUA, para tentar negociar com os moradores os direitos de perfuração de suas propriedades para a exploração de gás natural. A salvação oferecida pela grande corporação está baseada, porém, em um polêmico processo de extração de gás natural: o “fracking”. O tema parece ter desembarcado definitivamente também ao Brasil.


Vereadores Paulo Rocha e Rudinei de Moura, em um Fórum sobre o
Fracking no município de Toledo Paraná.



Arquivo do movimento anti Fracking