·         
·          
O  presidente da Comissão de Igualdade Racial e  Gênero da OAB Paraná, o advogado Mesael Caetano dos Santos, participou da Audiência Publica sobre a Consciência Negra na Câmara Municipal de Curitiba, realizada no dia 27/11. O evento organizado por lideranças negras e pelo o vereador Jorge Bernardi, contou com a presença de líderes do Movimento Negros de Curitiba, autoridades e cidadãos.

Em seu discurso, Santos lembrou que o Brasil foi o último país a abolir a escravidão, o que deixou profundas marcas na socidade brasileira.  “Os negros foram libertos, no entanto, um mal lhe persegue até e hoje, que é o preconceito e o racismo, de parte da  sociedade brasileira, por isso  precisa–se  discutir esse tema Racismo e preconceito contra o negro e outras formas de discriminação sem medo,  para que possamos de certa forma avançar para sua extinção”, afirmou.

Em parte do discurso sobre a renda do negro no Brasil, Mesael dos Santos apresentou dados da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), do IBGE, que aponta que um trabalhador negro no Brasil ganha, em média, pouco mais da metade (57,4%) do rendimento recebido pelos trabalhadores de cor branca. “Em termos numéricos, estamos falando de uma média salarial de R$ 1.374,79 para os trabalhadores negros, enquanto a média dos trabalhadores brancos é de R$ 2.396,74.” Em seu discurso o presidente da Comissão também abordou alto índice de violência contra os negros, apontado por pesquisas e o baixo número de negros formados em curso superior, entre outros pontos.

Participou também da audiência a advogada membro da Comissão, Vera Podgurski.

Fotos: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Curitiba