Intel fechou parceira para levar carregamento sem fio para rede de hotéis. Qualcomm mostrou carro-conceito com essa tecnologia já integrada na feira em Las Vegas

Porta-objetos do Maserati Quattroporte GTS mostrado pela Qualcomm tinha carregamento por indução. Bastava o largar o smartphone dentro que ele começava a carregar
Emily Canto Nunes/iG
Porta-objetos do Maserati Quattroporte GTS mostrado pela Qualcomm tinha carregamento por indução. Bastava o largar o smartphone dentro que ele começava a carregar
Dispositivos vestíveis, Internet das Coisas, robótica. Não faltaram tendências para aCES 2015. Embora menos palpável, o carregamento sem fio, por indução, recebeu um importante reforço durante o evento, com o anúncio da assinatura de uma carta de intenções de duas das três organizações que desenvolvem a tecnologia. 
Com isso, a Alliance for Wireless Power (A4WP) e a Power Matters Alliance (PMA) deverão formar uma única organização para representar todos os membros dos dois grupos, bem como trabalhar em padrões comuns.
Intel, Qualcomm, Dell e Samsung são membros do primeiro grupo, enquanto Huawei, LG, Starbucks e outros fazem parte da segunda aliança. Um terceiro grupo, encabeçado pela Nokia, chamado Wireless Power Consortium (Qi) continuará trabalhando de forma independente.
Mais do que a integração dos dois grupos, o acordo visa assegurar que os padrões utilizados pelas empresas sejam interoperáveis, ou seja, que funcionem quando em contato com o outro. A fusão coloca a nova organização contra esse outro grupo da indústria, o Wireless Power Consortium, que já possui o padrão Qi espalhado por mais de 600 produtos, incluindo 70 smartphones.
Todos os grupos têm como objetivo acabar ou pelo menos diminuir a utilização dos cabos como fonte de energia, transformando a recarga por indução em padrão. Para que isso aconteça, todos os dispositivos devem compatíveis com essa tecnologia e também com o padrão presente em carregadores sem fio. Nesse primeiro momento, a ideia é desenvolver esteiras ou mesmo peças do mobiliário, como mesas de escritório, que possuam as bobinas de indução responsáveis por carregar os dispositivos.
Na CES 2015, a Qualcomm, uma das empresas que aposta fortemente na tecnologia, mostrou uma versão conceito do carro Maserati Quattroporte GTS com carregamento sem fio entre os dois bancos da frente. Bastava largar o smartphone no porta-objetos para que ele começasse a carregar a bateria. Além disso, Brian Krzanich, CEO da Intel, destacou novas colaborações para o carregamento de baterias sem fios com o Hilton, a Jaguar Land Rover, com o San Francisco International Airport e a rede de hotéis Marriott.
Relógio inteligente Moto 360 vem com base de carregamento sem fio
Ricardo Shinji/iG
Relógio inteligente Moto 360 vem com base de carregamento sem fio
No Brasil, alguns smartphones vendidos já possuem carregamento sem fio, especialmente os aparelhos da linha Lumia, da Microsoft. Lançado recentemente, o Moto 360, relógio inteligente da Motorola também vêm com carregador por indução.
Intel: carregamento sem fio e segurança sem senhas
A Intel também mostrou também durante a CES o TrueKey, um recém-anunciado aplicativo compatível com múltiplas plataformas da Intel Security para eliminar a necessidade de senhas. O app usa características pessoais como o rosto, o dispositivo ou a impressão digital para tornar o acesso a contas mais fácil e seguro.
O TrueKey é compatível com iOS, Android, Window, Mac e por todos os seus navegadores. Ele também será pré-instalado em dispositivos da HP e da Lenovo a partir de 2015 e fará parte do McAfee LiveSafe nos próximos meses. O serviço está atualmente em fase de testes pelo www.truekey.com.
Diretor de tecnologia da Intel no Brasil, Reinaldo Affonso também destacou, em conversa com jornalistas brasileiros, a chegada dos processadores de quinta geração Intel Core e a disseminação da tecnologia de câmeras Intel RealSense. Ambos devem aparecer em um crescente número de 2 em 1s, tablets, notebooks e PCs all-in-one.