samek1

O presidente da Itaipu Binacional, Jorge Samek, foi escolhido, pela revista Forbes Brasil uma das 100 pessoas mais influentes do Brasil, em 2015. Na edição de fevereiro, Samek figura ao lado de líderes como o ministro da Fazenda, Joaquim Levy; o presidente da Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto; o presidente do Banco Itaú Unibanco, Roberto Setúbal, entre outros.
forbes - brasil
Para Samek, a escolha da Forbes se deve ao trabalho de Itaipu com os diversos parceiros nos níveis regional e internacional. “É um reconhecimento das ações que nós desenvolvemos com tantos parceiros na região, no Brasil, no Paraguai e no Mercosul, e que acabam sendo personalizadas em mim”, avaliou o diretor.
Estar entre as 100 pessoas mais influentes do Brasil, explica Samek, aumenta a responsabilidade de continuar fazendo um bom trabalho. “Mostra que estamos caminhando no sentido correto ao trabalhar temas como a sustentabilidade, empoderamento das mulheres, novas tecnologias e inovação”, resumiu.
Forbes Brasil
Na abertura da edição que lista as 100 personalidades, a Forbes Brasil considera: “Nem todos que têm poder ou acumulam riqueza são influentes. Influentes, mesmo, são aqueles que, com um simples menear de cabeça, mostram seu desagrado e, por isso, mudam o caminho das coisas. Ou aqueles que, quando opinam ou decretam, modificam o futuro da economia e dos negócios no país”.
Para a revista, estas pessoas “têm essa qualidade por força do poder institucional que exercem, dos cargos que ocupam, das empresas que lideram, da inteligência e do carisma que emanam”.
Jorge Samek
Engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal do Paraná, Jorge Miguel Samek assumiu a diretoria-geral brasileira de Itaipu em 2003, no primeiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Samek foi reconduzido outras duas vezes ao cargo que exerce atualmente.
Em seus 12 anos à frente de Itaipu, Samek participou da conclusão da usina hidrelétrica com a instalação das duas últimas unidades geradoras, em maio de 2007. Foi também na gestão de Samek que Itaipu reformulou a sua missão empresarial incluindo conceitos como sustentabilidade e a promoção do desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico da região.