cida-borgheti

A vice-governadora Cida Borghetti visitou quarta-feira (12) os Centros de Desenvolvimento Infantil da Frente Popular Terra e Liberdade (Cendi) de Monterrey, no México, que segundo ela, são modelos de excelência que podem ser replicados no Paraná. “Os Cendi são referência internacional de atendimento de qualidade às crianças, boas experiências que merecem ser conhecidas e analisadas para serem replicadas no Paraná”, afirmou.

Cida integra a comitiva brasileira comandada pelo Ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, que participa de um seminário internacional sobre primeira infância, que prossegue até esta sexta-feira (14).
Criados há mais de duas décadas, os Centros atendem crianças de zero a seis anos, que vivem em bairros pobres. As crianças são acompanhadas diariamente por uma equipe multidisciplinar formada por pediatras, psicólogos, nutrólogos, assistentes sociais, dentistas e neurocientistas. O atendimento diferenciado conta também com aulas de música, artes e inglês e com reuniões periódicas com os pais ou responsáveis.
A vice-governadora e o ministro Osmar Terra participaram também da inauguração de uma nova unidade dos Centros. Os eventos contaram também com a presença do senador mexicano e presidente da Rede Hemisféria de Primeira Infância, Alberto Anaya; da diretora da China Development Research Foundation e especialista em desenvolvimento infantil, Mary Young; do representante da Organização dos Estados Americanos, Gaby Fujimoto; da diretora de programas da Fundação Bernard Van Leer, da Holanda, ex-ministra do Desenvolvimento Social do Equador, Cecilia Vaca Jones e da secretária de Relações Internacionais da Rede Hemisférica, Gaby Fujimoto.
PRIMEIRA INFÂNCIA – As atividades integram a programação do 16º Encontro Internacional de Educação Inicial e Pré-escolar: Desafio Integral da Primeira Infância, Inclusão e Atenção à diversidade, que começa nesta quinta (13), em Monterrey. Cida Borghetti foi convidada para apresentar a experiência brasileira na elaboração do Marco Legal da Primeira Infância, junto com o ministro Osmar Terra. A vice-governadora foi presidente da Comissão Especial da Câmara e Osmar Terra o autor da lei, quando ambos eram deputados federais. A legislação brasileira é considerada a mais avançada no mundo na proteção às crianças de zero a seis anos.
CRIANÇA FELIZ – Cida e o ministro também vão aproveitar para avançar nas tratativas de implantação do programa Criança Feliz no Paraná. O programa, lançado recentemente pelo Governo Federal, prevê ações integradas em diversas áreas voltadas, especificamente, às crianças de zero a três anos de famílias atendidas pelo Bolsa Família e as de até seis anos e suas famílias beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC). As famílias serão acompanhadas por profissionais capacitados, que farão visitas domiciliares periódicas.
(foto: divulgação)