marcelobelinati

A revisão do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) será uma das primeiras ações da gestão Marcelo Belinatti (PP) no início de 2017. “Em Londrina, uma questão que tem que ser avaliada é a planta de valores dos imóveis, que não é reavaliada desde 2001. Isso provocou inúmeras distorções como, por exemplo, condomínios de luxo que pagam menos IPTU que bairros humilde”, disse. As informações são da Gazeta do Povo. Confira parte da entrevista a seguir.
Num cenário de crise como o atual, qual o tamanho do desafio que o senhor imagina encontrar quando assumir a prefeitura?
Muitos desafios, que vão desde a situação financeira da prefeitura que está muito complicada − com uma previsão de déficit perto de R$ 300 milhões − até a deterioração da estrutura da máquina pública com consequente perda da qualidade dos serviços públicos prestados à nossa população. Mas eu confio muito na força de Londrina, e acredito que é nas dificuldades que surgem as maiores oportunidades. Vamos corrigir as finanças e dar um rumo para o futuro da nossa cidade.
O senhor trabalha com a hipótese de aumentar impostos, como IPTU e ISS?
Primeiro vamos cortar na própria carne, fazer a lição de casa: cortar gastos, reduzir secretarias e cargos de indicação política, auditar contratos, zerar a perda de recursos públicos pelos ralos da incompetência de gestão, etc. Em Londrina, uma questão que tem que ser avaliada é a planta de valores dos imóveis, que não é reavaliada desde 2001. Isso provocou inúmeras distorções como, por exemplo, condomínios de luxo que pagam menos IPTU que bairros humildes. Isso está errado e vamos promover justiça fiscal corrigindo essas distorções. Sempre com diálogo com a sociedade.
Como será sua relação com o governador Beto Richa, sobretudo em busca de recursos para o município?
Relação muito boa. O governador nasceu em Londrina, tem um carinho especial por nossa cidade e é um dos governadores que mais investiu aqui. São muitas obras importantes, como a duplicação PR-445, revitalização da Avenida Saúl Elkind, duplicação da Avenida Castelo Branco, ampliação do Hospital Zona Norte, Hospital da Zona Oeste que vai sair, etc. Já estive com ele e espero que essa parceria com a cidade continue.