Conheça a Associação que apoia o Hospital de Clínicas

A Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas é uma entidade sem fins lucrativos fundada em setembro de 1986, que trabalha para angariar recursos e mobilizar a comunidade e o poder público em prol do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná. A entidade foi criada pela esposa do então reitor da UFPR, Oda Salamuni, que percebeu que o HC sofria com a falta de inúmeros recursos.

Exibindo Foto capa.jpg


O Hospital de Clínicas do Paraná é custeado exclusivamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e seus recursos são deficitários para a melhoria da estrutura, dos equipamentos e da qualidade do atendimento. Este é o maior hospital público do Paraná e o terceiro maior do país. Todos os meses são realizados 96 mil atendimentos, 1.258 internamentos, 135 mil exames e 645 cirurgias. Também faz parte do Complexo HC, a Maternidade Victor Ferreira do Amaral, com 52 leitos e faz em média 320 partos e 1700 consultas mensais.

Os Amigos do HC realizam um trabalho de fundamental importância junto ao Hospital de Clínicas. “Somos responsáveis pela solução de inúmeras situações de difícil desfecho”, diz o presidente da entidade, Pedro de Paula Filho. Em muitas ocasiões faltam recursos básicos para o atendimento dos pacientes, como gases, agulhas para injeções, medicamentos, entre outros que acabam sendo fornecidos pela Associação. A diretora superintendente do Amigos do HC, Maria Elisa Ferraz Paciornik, conta que devido a crise econômica atual, essa colaboração tem sido cada vez mais necessária.

A atuação dos Amigos do HC acontece em diversas áreas. Além de fornecer materiais que ajudam no atendimento dos pacientes é feito um trabalho para ajudar a manter a infraestrutura funcionando adequadamente. viabilizando desde reformas até compra de novos aparelhos.

Também são realizadas ações de cunho terapêutico, como visitas feitas por voluntários na área de pediatria, para interagir com crianças que estejam internadas por muito tempo. Em datas comemorativas como Páscoa, Dia das Crianças e Natal, por exemplo, são realizados eventos com os pacientes. Outro projeto com pacientes do hospital é o Cabelo Amigo, que recolhe doações de cabelo natural que serão usadas para a confecção de perucas feitas por voluntários e são doadas para pacientes que estejam em tratamento no HC.

Seja um Amigo do HC

Exibindo chique-23.jpg


A Associação dos Amigos do HC promove anualmente diversos eventos junto a comunidade para arrecadar recursos para o Hospital de Clínicas, como almoços e jantares beneficentes, o desfile Chic É Ser Solidário e bazares. Também na área de moda, existe a Boutique do HC, com roupas e acessórios novos e seminovos, femininos, masculinos e infantis, que são doados pela comunidade e por empresas parceiras. A Boutique fica na Av. Agostinho Leão Jr, 336, no Alto da Glória. Ela fica aberta de segunda à sexta, das 8:30h às 17:30h. Na quarta-feira, funciona até as 19 horas.

Para conseguir recursos, os Amigos do HC possuem diversos parceiros. “Empresas como Megamania, Copel, Sanepar, Mili, entre outras, são fundamentais para a continuidade das atividades da Associação”, diz o presidente Pedro de Paula Filho. A Megamania, entre 2015 e 2016, por exemplo, foi um grande responsável pelo funcionamento do hospital.

A comunidade também pode contribuir de diversas maneiras. Pessoas físicas e jurídicas podem destinar aos projetos do Hospital de Clínicas parte do Imposto de Renda, beneficiando diretamente os pacientes atendidos. “As pessoas podem doar através da conta de luz, a partir de 5 reais, que são repassados integralmente para nós pela Copel”, explica a superintendente Maria Elisa Ferraz Paciornik.

É possível contribuir também com a campanha Nota Amiga. Quem não quiser o CPF na nota fiscal, pode colocá-la em uma das urnas dos Amigos do HC, localizadas em diversos estabelecimentos comerciais ou envia-las por foto pelo WhasApp (41) 99281-5299 ou para o e-mail projetos@amigosdohc.org.br.
Saiba mais sobre os Amigos do HC, acesse WWW.amigosdohc.org.br e se torne um Amigo.