A governadora Cida Borghetti sancionou neste sábado, 21, a lei que eleva a Academia Policial Militar do Guatupê a órgão gestor do ensino militar no Estado, responsável por administrar os colégios da PM, centros de pesquisas, divisão de ensino e cursos de graduação e pós graduação. “Uma medida importante, principalmente agora que estamos expandido os colégios da Polícia Militar para o interior”, afirmou Cida ao participar da homenagem a Tiradentes, patrono das policias do Brasil, na academia militar em São José dos Pinhais.
Cida e condecorou policiais militares com medalha de mérito comunitário pelos serviços prestados na cerimônia que reuniu 400 pessoas entre militares e convidados. A governadora também destacou que as homenagens prestadas ao mártir da Inconfidência Mineira são uma maneira de valorizar o trabalho de heroínas e heróis do presente. “Os ideais de civismo permanecerão vivos com o trabalho, honra e fé em uma Pátria livre, formada de mulheres e homens honrados e capazes”, afirmou.
A comandante da Polícia Militar, coronel Audilene Rosa, citou a trajetória de Tiradentes como precursor da independência do Brasil e patrono das polícias. “Não poderíamos deixar de lembrar deste histórico de tanta honradez e luta. Nosso patrono é o exemplo para os policiais militares que vão a luta e defendem os direitos humanos”, ressaltou.
Para o delegado Júlio Reis os ideais de Tiradentes são os mesmos que motivam as polícias Militar e Civil. “Tiradentes buscava a igualdade e a liberdade e na polícia não é diferente. Os policias, desde sua formação, estão dispostos a defender a sociedade a qualquer custo. Por isso é nosso dever saudarmos esta data”, disse.