principal
 
O programa de consultas públicas Fala Curitiba foi apresentado nesta terça-feira (23/10) no 70º encontro da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) em Santiago, no Chile. O programa da Prefeitura foi selecionado pela comissão da Organização das Nações Unidas (ONU) como exemplo local de governança alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 11, que trata de "tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.”
O Fala Curitiba foi lançado em maio de 2017 com o objetivo de ouvir mais moradores e saber quais são suas demandas prioritárias para compor orçamento da cidade. Desde o lançamento, os números de participação não param de crescer. No primeiro ano foram cerca de quatro mil participações. Em 2018, mais que o dobro: dez mil participações de moradores que apontaram as prioridades de cada bairro. 
Na apresentação em Santiago, o presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Alexandre Jarschel de Oliveira, ressaltou a mudança no sistema de consultas à população, que antes era limitada a dez encontros, um em cada regional, e agora foi ampliada para mais de 80, englobando todos os bairros, vilas e comunidades.
“O Fala Curitiba passou a ter mais encontros, além de um sistema de votação on-line que ampliou o número de votantes”, ressaltou Jarschel, acompanhado do assessor de Relações Internacionais da Prefeitura, Rodolpho Zannin.
O presidente do Imap também ressaltou a proximidade da população com o poder público promovida pelo programa. “O contato direto da população com os representantes das secretarias é muito positivo para encaminhamentos e entendimento das demandas de cada bairro", disse. "Todas as demandas, eleitas ou não, foram encaminhadas para as secretarias e órgãos responsáveis para análise técnica e de viabilidade.”

principal

Democrático
No Fala Curitiba todos os participantes têm a oportunidade de apresentar e defender as demandas que consideram prioritárias. Os pedidos eleitos nos encontros seguem para votação coletiva, análise técnica e votação final antes de compor a proposta de orçamento da cidade encaminhada à Câmara Municipal.
Das 52 demandas eleitas em 2017, 44 já foram realizadas e oito estão em análise nos órgãos responsáveis. Já as 51 eleitas neste ano foram encaminhadas para apreciação da Câmara Municipal.
Todos os resultados do Fala Curitiba podem ser acessados no site fala.curitiba.pr.gov.br