05/11/2018
capa
O prefeito Rafael Greca participou, na tarde desta segunda-feira (5/11), da comemoração do aniversário de 55 anos do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap). Greca disse que o Imap é um orgulho para a cidade e defendeu que o país precisa de uma nova energia no setor público. “O setor público precisa se reinventar para ter sustentabilidade. Quanto mais sólido e técnico o saber administrativo maiores garantias de um tempo melhor para nossa terra e nossa gente”, disse.
Greca lembrou que o Imap foi criado, juntamente com o Instituto de Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), durante o governo de Ivo Arzua Pereira, para ser um dos pilares da renovação administrativa a partir da criação do Plano Diretor da capital.
“Hoje o Imap nos orgulha e é reconhecido mundialmente como mentor de governança. O prêmio recebido pela Organização das Nações Unidas (ONU) ao programa Fala Curitiba, que colheu contribuições da população para orçamento da cidade, é um exemplo”, disse Greca.
LEIA MAIS:
“O Imap iniciou a atual gestão com corte de despesas supérfluas, renegociou todos os contratos, quitou dívidas e colocou a casa em dia”, afirmou Alexandre Jarschel de Oliveira, presidente do instituto. Para ele, o desafio para o futuro é continuar a modernização da administração pública tornando–a cada vez mais eficaz.
Greca destacou que Curitiba segue na contramão de muitos estados e cidades que ainda patinam na área financeira, com atrasos no pagamento de servidores e fornecedores. “Pagamos salários rigorosamente em dia e no próximo dia 22 depositamos a segunda parcela do décimo terceiro salário. Além disso, somos a única administração do país que tem a Previdência dentro do orçamento público. Isso graças ao apoio de vereadores e vereadoras em aprovar o Plano de Recuperação de Curitiba”, acrescentou.   
Homenagens
A comemoração dos 55 anos do Imap contou ainda com homenagens a funcionários, incluindo a distribuição de uma escultura em formato de gralha azul, do artista plástico Rafael Sartori. A servidora Ana Maria dos Santos, que tem 33 anos de Imap, foi uma das homenageadas e representou os servidores.
Pela manhã, o Imap ofereceu aos funcionários oficinas de bolachas natalinas, fotografia mobile, do projeto Jardins de Mel e de beleza. Também foi lançado o programa Sesi Movimente-se Mais, com aulas de ginástica laboral, e a campanha Imap Sustentável, cuja primeira ação será a implantação do uso de copos reutilizáveis em todas as dependências da instituição.
O Imap tem 99 funcionários, dos quais 67 são servidores. Oliveira destacou também o trabalho que vem sendo feito no instituto, com a certificação concedida a 21 mil cidadãos somente esse ano, a abertura do Worktiba, primeiro coworking público municipal do Brasil, e a atualização dos 12 portais que o Imap administra.  
Presenças
Também participaram da solenidade a vereadora Julieta Reis, os vereadores Toninho da Farmácia, Oscarino do Povo, as secretárias de Saúde, Márcia Huçulak; de Educação, Maria Sílvia Bacila; os secretários do Esporte, Lazer e Juventude, Emílio Trautwein e do Abastecimento, Luiz Dâmaso Gusi, e o superintendente do Imap, Felipe Thá de Carvalho.