capa
Cartão postal de Curitiba, o Parque Barigui é cortado pela Alameda Burle Marx. Em cerca de 500 metros da via, o Departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras Públicas está investindo mais de R$ 53 mil para revitalizar todo o sistema que ilumina o trecho. Nesta segunda-feira (25/2), foram escavadas as valas para a passagem de tubos, cabos e implantação de caixas de energia elétrica. A previsão é de que, até a próxima sexta-feira (1º/3), o trabalho esteja concluído.  
Conforme explica o diretor do Departamento de Iluminação, Tony Malheiros, as obras são necessárias porque a estrutura estava danificada pela ação do tempo. “A Prefeitura de Curitiba está substituindo 22 postes e neles irá instalar 22 novas luminárias de LED, que são mais duráveis e trarão mais luminosidade ao local”, disse Malheiros.  
“A abertura das valas, além de servir para a colocação de novos dutos e cabos, atendem a necessidade de aterramento das luminárias de LED”, explicou o diretor. 
A nova iluminação da Alameda Burle Marx trará mais segurança aos motoristas que frequentam o parque e, por vezes, usam a rua entre a Avenida Cândido Hartmann e a Rodovia do Café. O trecho que está recebendo as obras é rico em vegetação e possui muitas árvores que encobrem a luz do sol e fornecem generosa sombra para aqueles que utilizam as churrasqueiras disponíveis na área.  
A mesma sombra que protege durante o dia, dificulta a visibilidade no período noturno. “A luz branca do LED auxiliará pedestres e, principalmente, motoristas que trafegam na região. Todos terão condições melhores de enxergar uns aos outros e, assim, evitar acidentes”, disse Malheiros.