Caso aconteceu na Regional CIC, unidade teve dois casos simultâneos confirmados. Informações do SISMUC

O retorno presencial das atividades da rede municipal de educação mal teve uma escola fechada pela ocorrência de casos de Covid-19. Conforme a direção do CMEI informou, uma escola infantil foi fechada pelo Distrito Sanitário. Ao confirmar os casos no CMEI, a direção avisou o Núcleo Regional da Educação que comunicou o Distrito Sanitário. O fechamento por uma semana para que a escola passe por sanitização. A direção ainda informou que os servidores do local que se sentirem preocupados, mesmo sem sintomas, devem procurar uma unidade de saúde para realizar o teste para verificar se foram contaminados ou não.

A situação no CMEI Marechal Rondon II é um exemplo do risco. Os casos de Covid-19 devem aumentar com o retorno das aulas presenciais nas escolas sem protocolo eficiente e sem vacinação dos educadores.

Apesar da testagem em todos trabalhadores da unidade ser a medida correta, não é essa orientação que está sendo repassada em outros equipamentos. Conforme o decreto 1714/2020 o servidor público sem sintoma poderá ser afastado se tiver contato com familiar contaminado. E quando tem contato com colega contaminado no local de trabalho, também pode pedir afastamento?

Afinal, qual deve ser o procedimento? Serão realizados os testes em todos os trabalhadores do equipamento, mesmo sem sintomas, quando forem confirmados casos da doença no local de trabalho?