O líder do governo na Câmara dos Deputados, Ricardo Barros (PP-PR), disse ao portal Congresso em Foco, de Brasília, que o Palácio do Planalto não se movimentou para soltar o deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) por entender que esta não é uma questão do Executivo. “O governo não está nisso, não se manifesta nesse assunto, que é entre Legislativo e Judiciário”, declarou.

Para ele, a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, de prender o deputado bolsonarista após ele ter feito ameaças e ataques à corte, não constrangeu o governo. “Criou constrangimento para o Congresso. Ficou muito difícil validar uma decisão inadequadamente juridicamente tomada pelo Supremo”, considerou.

O deputado reprova a fala de Daniel Silveira e considera que essa é a posição da maioria dos integrantes da Câmara. “Se soltarmos, parece que todos concordamos com o discurso dele. O Congresso concluiu que não pode defender o discurso de quem defende o AI-5, que fechou o próprio Congresso”, ressalta. O presidente Jair Bolsonaro e seus filhos Flávio, Carlos e Eduardo não se manifestaram sobre a prisão de Silveira, amigo da família.