O prefeito Rafael Greca afirmou que o momento é desesperador e que a bandeira vermelha, em um verdadeiro lockdown, não está descartado se a situação piorar

Logo após o anuncio da readequação no atendimento de emergências em Curitiba, com Unidades Básicas de Saúde (UBSs) se tornando Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) para casos de emergência leve, a fim de desafogar o sistema da capital, o prefeito Rafael Greca desabafou na rede social Facebook. Em vídeo postado na noite desta terça-feira (10), Greca afirmou que o momento é desesperador e que a bandeira vermelha, em um verdadeiro lockdown, não está descartado se a situação piorar.

“Curitiba sempre esteve aberta, com restrição de um ou outro setor dentro das determinações sanitárias. Passada essa fase de bandeira laranja com emergência de alerta máximo, ai sim seremos obrigados a um lockdown. O momento é de aflição, dor, desespero e sentimento que temos é de enxugar gelo”, disse Greca.

Nesta terça-feira, a Prefeitura de Curitiba anunciou o fechamento de 53 Unidades Básicas de Saúde (UBS) para os profissionais serem encaminhados as UPAs, com a intenção de se ter mão-de-obra para o atendimento dos doentes. “Serão mantidas abertas 58 UBS, além das 9 UPAS e 9 hospitais. Dessas UBS abertas, 42 são para pronto-atendimento, 10 exclusivas para multivacinação e atendimento a gestantes e crianças, e 6 exclusivas para vacinação da Covid-19 – que se somam aos pontos drive-thru e Pavilhão da Cura”, destacou o prefeito.

O prefeito ainda falou sobre tudo que a Prefeitura de Curitiba já investiu para atender pacientes com a covid-19. “No ano que passou, investimos R$ 2,2 bilhões. Muitos foram e são nossos esforços para manter a cidade funcionando. Essas são determinações de respeito à vida. Por isso, suplico a todos que não se aglomerem. Sigam usando a máscara e cumprindo todas as medidas de prevenção da Covid-19”, desabafou Greca.

Ontem, Curitiba confirmou mais de 1,1 casos de covid-19 em 24 horas e 20 novas mortes. O número de casos ativos já
passa de 11 mil.