Escrito por Magaléa Mazziotti 

Nascido em Poço Verde, Sergipe, e criado no noroeste paranaense, em Terra Rica, o advogado Mesael Caetano dos Santos, 55 anos, constatou na sala comercial em que trabalha no Edifício Asa toda a força da tradição do espaço, somada à intensa circulação de pessoas, que é uma das marcas registradas do local.

“Em todo lugar com grande concentração de gente existem muitos problemas e parte deles envolve advogados. Isso e o bom relacionamento que sempre tive com os funcionários da portaria daqui me trouxeram vários clientes”, explica. “Além disso, esse endereço é conhecido por todos, o que facilita o acesso, e empresta credibilidade a quem trabalha aqui”.

Ele revela que o sonho de se tornar advogado só se concretizou há oito anos. “Vim da lavoura, onde fui de boia-fria a vendedor de sorvete e de jornais. Só consegui cursar a faculdade de Direito, anos depois de me mudar para Curitiba”, resume. “Foi da venda de jornais como ‘O Estado do Paraná’ que tomei gosto pela leitura e pelo conhecimento”, explica.

Na capital, ele se tornou técnico em segurança do trabalho. A renda dessa profissão que permitiu ao futuro advogado arcar com a faculdade e realizar o sonho da casa própria. “Por ser muito pobre, aprendi a poupar sempre, a fim de garantir algum dinheiro para qualquer eventualidade e assim consegui comprar a minha casa”, revela.

A conquista do diploma universitário não interrompeu os planos de Mesael de atrelar a profissão às mudanças que sonha em ver na sociedade. Recentemente ele avançou mais um pouco nessa intenção ao assumir a presidência da Comissão de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná (OAB-PR), criada em agosto deste ano. “Sou um ativista social e na comissão queremos fomentar políticas públicas que promovam a igualdade racial”, esclarece.

Dono de uma grande disposição para enfrentar desafios, o advogado afirma não temer as lendas em torno do Edifício Asa. “Desde que estou aqui, já acumulei centenas de clientes. O pessoal comenta sobre vultos e fantasmas do prédio, mas particularmente eu nunca vi e não tenho medo”.


Fonte Tribuna do Paraná.


Quem é Dr. Mesael Caetano?

Dr. Mesael Caetano Advogado  nas áreas Cível e Trabalhista E  Professor – 55 anos, 14 anos de advocacia, membro do Centro de Letras do Paraná, Ex Presidente Fundador da Comissão de Igualdade Racial da OAB/PR; Membro da Comissão de Análise de Cotas Raciais do TRT9/PR. – MBA – Em Administração Publica e Gerencias de Cidades na UNINTER