Supermercados, shoppings e o comércio em geral não podem abrir as portas neste dia; exceção é para serviços de saúde, turismo e meios de hospedagem.


(Foto: Arquivo/Portal da Cidade)

Neste domingo, dia 14 de março, todas as atividades religiosas e comerciais estarão suspensas em Foz do Iguaçu, incluindo mercados, supermercados, postos de combustíveis, shoppings, comércio em geral e o transporte coletivo. Vale lembrar que na segunda-feira (15) o comércio abrirá normalmente atendendo as normas sanitárias. 

A medida, já anunciada pelo prefeito Chico Brasileiro, atende ao Decreto 29.015/2021, que visa conter a circulação da Covid-19 no município. A cidade contabiliza 444 óbitos pela doença e mais de 28 mil pessoas já foram infectadas. Destas, 715 seguem em isolamento domiciliar e 157 estão internadas. A ocupação de leitos de UTI está em 100%, com a utilização de recursos extras para garantir o atendimento a pacientes graves, e de enfermaria 85%.

A determinação vale para atividades não essenciais e essenciais, com exceção dos serviços de saúde, atrativos turísticos, meios de hospedagem e transporte turístico.

Fica permitida somente a entrega de alimentos prontos para consumo por delivery ou tele-entrega entre 10h às 20h, sendo proibida a retirada no balcão.

Também fica permitido o funcionamento de farmácias, urgência e emergência médica humana e animal; serviços de assistência social e atendimento a população em estado de vulnerabilidade; serviços funerários; serviço de fiscalização pelos órgãos fiscalizadores municipais, estaduais e federais; provedores de acesso às redes de comunicações, telecomunicação e internet.

Com a atualização do decreto nesta segunda-feira (08), também fica permitido o funcionamento de postos de combustíveis, lojas de conveniência, restaurantes e lanchonetes estabelecidos às margens da BR-277, ficando proibida a venda e o consumo de bebidas alcoólicas no local.

Transporte Privado

O transporte privado de passageiros pode funcionar somente para atender moradores que possam justificar o deslocamento: para aquisição medicamentos, produtos médico-hospitalares e produtos veterinários; para comparecimento, próprio ou de outra pessoa, na condição de acompanhante, a consultas ou realização de exames médico-hospitalares nos casos de problemas de saúde inadiáveis; para realização de trabalho, se exercer função nas áreas de saúde, segurança, assistência social e meios de hospedagem; para retorno às suas residências.

O município ainda mantém o toque de recolher das 20h às 5 horas, ficando proibida a circulação de pessoas, salvo por motivo de força maior. As denúncias relativas ao descumprimento das medidas restritivas podem ser feitas por meio do telefone 199 ou do aplicativo 156 Foz.

decreto na íntegra está disponível no Diário Oficial do Município.