“A cada dia fico me perguntando por que nós paranaenses temos sidos tão castigados pelo Governo Federal?”. O questionamento foi feito pelo deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) durante a sessão plenária de quarta-feira (28) da Assembleia Legislativa do Paraná.
O motivo? Além do modelo híbrido, com a cobrança de taxa de outorga, lesivo para as novas concessões de pedágio nas rodovias do estado, o Governo Federal pretende agora criar um “pedágio marítimo” no Canal da Galheta, que dá acesso ao Porto de Paranaguá. “Acreditam que o Governo Federal quer colocar um pedágio para os navios acessarem o Porto de Paranaguá? Pois é verdade, é inacreditável. Querem criar o navegágio, uma inovação no pedágio”, disse Romanelli.
Segundo o deputado, a medida irá acarretar mais custos para o setor produtivo do estado, e do Brasil, já que o Porto de Paranaguá é o maior porto graneleiro do mundo. “Tenho a impressão de que o Governo Federal quer nos castigar com uma proposta absurda. Não bastasse o ‘Custo Paraná’ elevadíssimo na área da logística por conta dos pedágios nas rodovias agora querem aumentar ainda mais os custos, colocar um pedágio no mar para que os navios possam acessar o Porto de Paranaguá”.
Segundo pesquisa feita pelo deputado, houve no passado uma tentativa de fazer algo parecido no Porto de Santos, no litoral paulista, mas que foi rechaçada. “Tem uma experiência malsucedida com isso que é na baía do Rio da Plata, em Buenos Aires, que onera profundamente o setor produtivo”, relatou. “Penso que essa é mais uma dessas propostas estapafúrdias feita por um burocrata de Brasília na tentativa de prevalecer o ‘Brasil cartorial’. Entra Governo, sai Governo e os interesses sempre permanecem. Vai agregar mais custo ainda ao transporte e fundamentalmente ao setor produtivo do Paraná e do Brasil, já que o Porto de Paranaguá é o celeiro do mundo. Quero fazer um alerta e uma consulta ao secretário de Infraestrutura do Paraná, Sandro Alex, para saber se ele conhece esse projeto”, finalizou.
A divulgação da possibilidade de criar um pedágio no acesso ao Porto de Paranaguá foi feita pelo secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura, Diogo Piloni, em publicação em uma rede social. A concessão do canal de acesso ao Porto faz parte do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).
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