O Governo do Estado e a Sanepar, em parceria com a Itaipu Binacional e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR), vão aplicar R$ 84,6 milhões em projetos de segurança hídrica e saneamento ambiental. Os dois convênios, sacramentados em dezembro, vão beneficiar doze municípios. O acordo foi oficializado nesta quinta-feira (13) com as assinaturas dos termos de cooperação pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e pelo diretor-geral brasileiro de Itaipu, general João Francisco Ferreira. A cerimônia ocorreu no Palácio Iguaçu.
“Esses convênios são mais uma demonstração da grande parceria em andamento entre a Itaipu e o Estado do Paraná. Permite o avanço em áreas tão importantes e sensíveis como o saneamento básico e os cuidados com o meio ambiente. Esse desenvolvimento sustentável é o que buscamos como prioridade dentro do Governo do Estado”, destacou Ratinho Junior.
O governador lembrou que o Paraná convive há mais de um ano com uma severa crise hídrica devido à escassez de chuvas, especialmente na região de Curitiba, o que resultou na implantação de um decreto de emergência por parte do Estado. De acordo com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), as barragens que abastecem a Capital operam atualmente com um volume de 54,32% – o índice considerado ideal é superior a 80%.
“O desafio é imenso, o que torna a realização desses convênios ainda mais importantes. Precisamos cuidar da água e das nossas nascentes. A Sanepar já investiu mais de R$ 1 bilhão para que não falte água no Paraná”, explicou Ratinho Junior. “Estamos atentos e seguimos pedindo a colaboração das pessoas para praticar o uso racional da água”.
0 Comentários