Campanha Doe Sangue pelo Esporte vai sortear itens esportivos de equipes da cidade.
Foto: Divulgação
Campanha Doe Sangue pelo Esporte vai sortear itens esportivos de equipes da cidade. Foto: Divulgação

 

Em dez dias, a campanha Doe Sangue pelo Esporte, promovida pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), já conseguiu 326 doações, que totalizaram 146,5 litros de sangue e que poderão ajudar e salvar até 1.304 vidas. Em cada doação é coletada uma média de 450ml de sangue, que podem ajudar até quatro pessoas.

A campanha conta como contrapartida social para os atletas incentivados pelo Programa Municipal de Incentivo ao Esporte da Prefeitura, mas a comunidade em geral e os amigos do esporte e lazer da cidade também podem participar.

A ação solidária Doe Sangue pelo Esporte também incentiva a doação de medula óssea e segue até o dia 31 de julho. No ano passado foram feitas 494 doações de sangue. 

Além das camisas autografadas dos três times da capital, Athletico, Coritiba e Paraná Clube, neste ano haverá sorteio de outros itens de equipes da cidade, como camisas de futebol americano, bola de vôlei, camiseta de rugby, camisetas de vôlei de praia, camiseta do parabadminton e um kimono de judô, todos doados por atletas e entidades esportivas de Curitiba.

O sorteio destes itens será feito pela comissão municipal de Incentivo ao Esporte de Curitiba, no dia 2 de agosto, e transmitido pela página do Facebook da Smelj

Para o atleta da natação Gustavo Saldo, que é beneficiário do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte da Prefeitura de Curitiba, a ação de doar sangue é um ato solidário. 

“Pode ser um ato pequeno pra você, mas para muitas pessoas vai fazer toda diferença”, afirmou o atleta de 18 anos que já conquistou mais de 290 medalhas nacionais e internacionais na carreira. 

Gustavo Saldo foi medalha de ouro na prova dos 200m borboleta e no revezamento 4x200m livre do Campeonato Sul-Americano Absoluto de Natação 2021, em março deste ano em Buenos Aires, na Argentina.

Regulamento 

A campanha é direcionada aos atletas e instituições beneficiárias do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte da Prefeitura, mas o público em geral também pode participar. Só precisa ter entre 16 a 69 anos de idade, com peso acima de 51 quilos e estar em boas condições de saúde. 

Para os atletas, a doação de sangue conta como contrapartida social do programa de Incentivo ao Esporte. O regulamento com todas as orientações sobre a campanha está disponível neste link.

Bancos de sangue

Neste ano, os bancos de sangue parceiros da iniciativa são o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná – Hemepar e o Hemonúcleo (HN) - Biobanco do Hospital de Clínicas da UFPR em Curitiba.

As doações de sangue devem ser previamente agendadas pelos sites do Hemepar ou Hemonúcleo Biobanco. Nos dois sites, além da agenda com os horários disponíveis, também é possível tirar dúvidas sobre os requisitos necessários para doação de sangue.

Endereços

Hemepar
Travessa João Prosdócimo, 145, Alto da XV
Agendamento: https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Doacao-de-Sangue
Fone: (41) 3281-4000, para maiores informações ou orientações

Hemonúcleo Biobanco
Rua Agostinho Leão Júnior, 108, Alto da Glória
Agendamento: http://doador.biobanco.hc.ufpr.br/PrototipoBiobanco/
Fone: (41) 3360-1875

14.06.2021  SMCS - CURITIBA