Indiciados vão responder por falsificação de documento e uso de documento falso, segundo a polícia. Cascavel CR teria falsificado os laudos apresentados antes de jogo com o Athletico


Polícia Civil indiciou quatro pessoas por falsificação de testes de Covid-19 por parte do Cascavel CR, antes do jogo contra o Athletico, em abril, pelo Campeonato Paranaense. Os indiciados vão responder por falsificação de documento e uso de documento falso, de acordo com a polícia.

Além dos envolvidos, a Polícia Civil ouviu também cerca de dez testemunhas durante a investigação. Ainda conforme a polícia, foi solicitada a apreensão do passaporte de um dos suspeitos, que possui dupla nacionalidade.

Os nomes dos indiciados não foram divulgados. Uma entrevista coletiva está marcada para a manhã de quarta-feira, com o delegado Luiz Carlos de Oliveira, que dará mais detalhes do processo.

O inquérito foi aberto há aproximadamente dois meses, dias após o caso ser registrado pela Federação Paranaense de Futebol. A Polícia Civil informou que as investigações vão prosseguir até que todos os envolvidos sejam ouvidos.

Entenda o caso

Cascavel CR teria falsificado testes de Covid-19 antes de jogo — Foto: José Tramontin/Athletico

Cascavel CR teria falsificado testes de Covid-19 antes de jogo — Foto: José Tramontin/Athletico

Quatro jogadores do Cascavel CR foram vetados na Arena da Baixada, pouco antes do jogo contra o Athletico. Três deles seriam titulares, enquanto outro vetado não teve seu nome na relação apresentada. A Federação alegou que os exames para Covid-19 foram falsificados, e o clube disse que eles sentiram febre.


Após a partida, a FPF divulgou uma nota oficial que afirmou ser "tentativa de falsificação de exames RT-PCR para a detecção da COVID-19, apresentados para a referida partida".

Contratado para exames de Covid-19 do Cascavel CR, o laboratório confirmou que o clube falsificou seus laudos e documentos apresentados para a FederaçãoAinda afirmou que foram 14 laudos irregulares, e não apenas os quatro afastados antes da partida.

O presidente do Cascavel CR, Tony Almeida, disse na ocasião, ao ge, que foi pego de surpresa com a situação e que seria aberto um processo de apuração interna para saber o que aconteceu.

Em virtude da pandemia coronavírus, o protocolo da FPF para o estadual estabelece que qualquer pessoa comprovadamente com doença em atividade ou com a temperatura acima dos 37,5ºC terá seu acesso impedido.

Além disso, a cada jogo, o clube tem que testar toda a delegação (comissão técnica, atletas, equipe de apoio, staff operacional de vestiário e diretores). Os exames têm validade até três dias anteriores a data da partida.

Do globo.com