Pavimentação da Rua Iguaraçu, na área rural de Foz, será feita em parceria entre o Município e o Governo do Estado; anúncio foi feito nesta segunda-feira (26) pelo prefeito Chico Brasileiro e o governador em exercício Darci Piana



Data de publicação: 27/07/2021

Foto: Christian Rizzi/PMFI. 

A pavimentação da Rua Iguaraçu, na área rural de Foz do Iguaçu, vai permitir um acesso alternativo ao Aeroporto Internacional durante as obras de duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas. A informação é do prefeito Chico Brasileiro, ao participar nesta segunda-feira (26), do anúncio feito pelo governador em exercício, Darci Piana, de obras de pavimentação poliédrica na via. 

Chico Brasileiro disse que a região da Rua Iguaraçu ficou "esquecida" por muito tempo e agora terá uma nova realidade a partir destas obras. "Hoje é barro e terra que agora vai ser pavimentado, para que a gente possa realmente ter todo um apoio ao agricultor, ao turismo rural e também ter outro acesso ao aeroporto".

"Ou seja, esse vai ser um acesso alternativo até os fundos do aeroporto. Estamos buscando fazer uma ligação para que as pessoas, quando estiver em obras o trecho da BR-469, tenham outro caminho para chegar ao terminal aeroportuário", disse o prefeito.

As obras de duplicação de 8,5 quilômetros da BR-469, do trevo de acesso à Argentina até o portão do Parque Nacional do Iguaçu, devem começar ainda em 2021. O investimento previsto é de R$ 139,4 milhões, dos quais R$ 136,3 milhões serão financiados pela Itaipu Binacional. Os trabalhos devem ser concluídos em 36 meses após o início.

Pavimentação

As obras na Rua Iguaraçu serão executadas em um trecho de 8,5 quilômetros a partir da Rua Itaboraí, no Arroio Dourado, até os fundos do Aeroporto de Foz do Iguaçu. A pavimentação será executada com recursos da prefeitura (1,5 quilômetro) e Estado (7 quilômetros). 

O anúncio de Darci Piana foi feito no pesque-pague de Carlos Conte, representante dos produtores rurais de Foz do Iguaçu. "Essa obra é aguardada há décadas pelos moradores e produtores. Em torno de 25 anos esses agricultores investiram nessa região", disse o prefeito.

"Aqui tem pesque e pague, agricultura familiar, produção de soja, milho", destacou Chico Brasileiro. Segundo ele, a região enfrenta dificuldades de escoamento da produção que dependem das condições climáticas. "Essa obra está realizando o sonho de todos que investiram nesta região", completou. 

Projetos em andamento

Além da Rua Iguaraçu, as obras vão abranger a via rural conhecida como linha Keller. Os projetos técnicos já estão em tramitação e, em breve, o Governo do Estado deve repassar os recursos financeiros, dando início ao processo licitatório. 

O deputado e líder do governo na Assembleia Legislativa, Hussein Bakri, presente no anúncio das obras, destacou a responsabilidade fiscal do Município. “Foz do Iguaçu está de parabéns, pois é uma cidade com responsabilidade fiscal e que está apta a receber recursos. Isso é resultado de um trabalho eficiente e honesto”, expressou. 

Também participaram do ato o vice-prefeito, Delegado Francisco Sampaio; o presidente da Câmara de Vereadores, Ney Patrício; os secretários João Pereira (Desenvolvimento Comercial, Industrial e Agropecuário), Cézar Furlan (Obras), Rosa Jeronymo (Saúde), Paulo Angeli (Turismo) e Reginaldo da Silva (Segurança Pública) e os vereadores Alex Meyer e Jairo Cardoso.