A imunização já está completa para mais de 56 mil iguaçuenses que receberam a segunda dose ou a dose única

PMFI - Data de publicação: 04/08/2021

Foto: Christian Rizzi/PMFI.

Mais de 160 mil iguaçuenses receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 desde o início da campanha, em janeiro. O número representa 80,8% da população adulta acima de 18 anos. Completaram a imunização até agora 28,16% da população, 49.888 pessoas receberam a segunda dose e 6.806 a dose única. 

“O avanço na campanha já se reflete na redução do número de casos, internações e óbitos pela doença. O mês de julho fechou com os menores indicadores desde o primeiro pico da pandemia. Tivemos uma queda de quase 70% nos casos entre junho e julho e o numero de óbitos também vem apresentando uma queda bastante significativa”, comentou a secretária de saúde, Rosa Maria Jerônymo. 

Em junho, Foz registrou 133 óbitos pela doença e em julho foram 48, uma redução de 63%. A taxa de ocupação de leitos de UTI também vem diminuindo, e hoje está em 70% no Hospital Municipal e em 25% no Hospital Ministro Costa Cavalcanti. 

A secretária de saúde reforça que, para garantir a proteção, é necessário completar o esquema vacinal com a segunda dose. “Conseguiremos reduzir cada vez mais estes índices com a participação da população, que deve garantir a segunda dose e manter os cuidados, como o uso de máscara e a higienização das mãos. Ainda não estamos livres desse vírus, mas com certeza venceremos essa batalha o mais breve possível”. 

As segundas doses estão garantidas em todas as unidades de saúde e somente neste mês de agosto, mais de 36 mil pessoas devem completar a imunização. 

Vacinação 

A vacinação será retomada nesta quinta-feira (05) para aplicação de 550 doses em pessoas com 25 anos ou mais. O agendamento on-line, no site da Prefeitura, somente é ativado quando as doses são distribuídas às unidades de saúde. A Prefeitura utiliza os canais oficiais, como site, Facebook e Instagram para divulgar a vacinação. A imprensa também informa toda a população sobre a abertura do agendamento. 

Cobertura vacinal 

Foz do Iguaçu tem atingido bons índices de cobertura vacinal entre a população adulta jovem. Entre o público de 30 a 34 anos, 96,84% já recebeu a primeira dose; de 35 a 39 anos o percentual é de 96,59%. O público de 25 a 29 anos já soma 61,78% de cobertura com a primeira dose. Em pessoas de 60 a 79 anos a cobertura passa de 100%. Os dados populacionais utilizados pelo município são do Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social). 

Os indicadores do boletim diário de vacinação e a quantidade de doses enviadas pelo Governo do Estado são utilizados para determinar a ampliação da faixa etária.