jornnn

Greca faz plantio de árvores na área do futuro Parque Pinhal do Santana


 

O plantio de 100 novas mudas de árvores nativas, entre elas 50 araucárias, marcou a visita do prefeito Rafael Greca à área que vai abrigar o mais novo parque de Curitiba, o Pinhal do Santana, no bairro Campo de Santana, nesta sexta-feira (20/8). O prefeito Rafael Greca também conheceu a proposta inicial de projeto, feita pela equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. O processo de licitação deverá ser iniciado até o fim do ano. 

Greca lembrou que a área pública já foi usada como sede de associação de servidores da Cohab e da Guarda Municipal. “Agora vai ser usada por toda a gente, como um grande espaço de educação ambiental voltado para semear a ideia de mais araucárias, de mais mata nativa e de uma cidade mais verde, o que nós queremos cada vez mais para a nossa Curitiba”, anunciou. 

A ampliação de áreas verdes e o plantio de árvores estão entre as estratégias de enfrentamento e mitigação das mudanças climáticas do PlanClima da cidade, reforçou o prefeito.

“Com essas e outras ações vamos atingir a meta de redução de emissão de gases do efeito estufa até 2050, conforme estabelecido no Acordo de Paris”, disse, ao lado da secretária Marilza Oliveira Dias.

Árvores e bênção

Além das 50 araucárias, o bosque ganhou mais 50 mudas de pitangueiras, uvaias, guabijus, cerejeiras e guabirobeiras. Ao fazer um dos plantios com o prefeito, o padre Carlos Luiz Bacheladenski, da Paróquia Sant'Ana de Abranches - a mais antiga paróquia de Santa Ana da cidade - abençoou o local.

“Nada melhor do que o verde para celebrar a vida. Que nessa terra dos pinheirais, seja abençoada toda a nossa Curitiba”, disse o padre, na visita ao Campo de Santana.

O parque

Com mais de 300 mil metros quadrados de área verde e bosque, o novo parque vai atender, em especial, a população da Regional Tatuquara, terá colmeias do programa Jardins de Mel, churrasqueiras, parquinho acessível, quadra poliesportiva e pista de caminhada. Além de uma sede da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude com espaço para atividades físicas e um módulo da Guarda Municipal. 

Participaram da visita o superintendente de Obras e Serviços da Secretaria do Meio Ambiente, Jean Brasil; o administrador da Regional Tatuquara, Marcelo Ferraz Cesar; o superintendente da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Júnior; a gerente de Parques, Walquíria Pizzato Lima; e a arquiteta Lívia Falcão, que apresentou o projeto da arquiteta Loreley Motter Kikuti.   

Postar um comentário

0 Comentários