Prefeitura antecipou calendƔrio de retomada dos eventos corporativos e sociais em decreto publicado nesta sexta-feira

ComunicaĆ§Ć£o PMFI: Data de publicaĆ§Ć£o 31/07/2021

Foto: Christian Rizzi.

A Prefeitura de Foz do IguaƧu antecipou o calendĆ”rio de retomada de eventos na cidade, motivada, principalmente, pelo avanƧo da vacinaĆ§Ć£o contra a covid-19 e pela Campanha Vem para Foz, da Itaipu e parceiros, entre eles o municĆ­pio. Quase 80% da populaĆ§Ć£o adulta jĆ” recebeu, pelo menos, a primeira dose. A partir de agosto, estĆ£o liberados eventos corporativos com atĆ© 1.000 pessoas e eventos sociais com atĆ© 250 convidados.

O decreto que modifica o quantitativo do calendĆ”rio de retomada dos eventos, divulgado no inĆ­cio de julho, foi publicado no DiĆ”rio Oficial do MunicĆ­pio nesta sexta-feira (30). A decisĆ£o da prefeitura toma por base o percentual de pessoas jĆ” vacinadas, alĆ©m da expectativa do recebimento de mais um lote extra de vacinas, jĆ” anunciado pelo MinistĆ©rio da SaĆŗde, e o entendimento de que os eventos sĆ£o catalisadores do turismo e da economia do municĆ­pio.

“Toda essa flexibilizaĆ§Ć£o estĆ” sendo possĆ­vel graƧas Ć  adesĆ£o da populaĆ§Ć£o Ć  vacinaĆ§Ć£o e a uniĆ£o do empresariado. Ɖ um esforƧo coletivo da sociedade e todos estĆ£o fazendo sua parte para a retomada”, enfatiza o prefeito de Foz, Chico Brasileiro.

"O turismo de eventos e negĆ³cios Ć© um dos mais importantes do setor e movimenta toda a economia. Traz prosperidade para toda a populaĆ§Ć£o diretamente ou indiretamente”, afirma o secretĆ”rio municipal de Turismo e Projetos EstratĆ©gicos, Paulo Angeli.

Em setembro, serĆ£o liberados os eventos corporativos com atĆ© 1.500 participantes e sociais com atĆ© 500 pessoas - nestes casos ficando proibidos bailes e pistas de danƧa. TambĆ©m serĆ£o permitidos jantares de formatura com atĆ© 1.500 pessoas.

A partir de 15 de outubro, com a expectativa de que 70% da populaĆ§Ć£o adulta esteja vacinada com as duas doses e conforme o cenĆ”rio epidemiolĆ³gico, serĆ£o liberados todos os eventos corporativos, independente do nĆŗmero de pessoas, desde que seja respeitada a capacidade mĆ”xima de 70% dos espaƧos.

TambĆ©m serĆ£o permitidos eventos sociais com pista de danƧa e baile, independente do nĆŗmero de convidados, desde que  respeitada a capacidade de 70% dos espaƧos.

HorƔrio das atividades

Outra mudanƧa oficializada por meio de decreto e tambĆ©m possibilitada devido ao avanƧo da vacinaĆ§Ć£o e da reduĆ§Ć£o do nĆŗmero de casos e internamentos por covid foi a ampliaĆ§Ć£o dos horĆ”rios das atividades gastronĆ“micas atĆ© 1h. TambĆ©m foi revogado o toque de recolher no municĆ­pio.

A prefeitura vai reforƧar as fiscalizaƧƵes de trĆ¢nsito nos finais de semana, especialmente Ć  noite e de madrugada, em relaĆ§Ć£o ao uso excessivo de Ć”lcool, para evitar o aumento do nĆŗmero de acidentes de trĆ¢nsito e garantir maior seguranƧa Ć  populaĆ§Ć£o.