Palestra nesta terça-feira (28), na Fundação Cultural, reuniu os servidores para prevenir casos no ambiente de trabalho

Data de publicação PMFI: 28/09/2021

Representantes de todas as secretarias da Prefeitura de Foz do Iguaçu participaram nesta terça-feira (28), na Fundação Cultural, da palestra “Setembro Amarelo; um sim para a vida".

A ação foi organizada pela Secretaria Municipal de Administração, através da Diretoria de Saúde Ocupacional, em alusão ao mês de prevenção ao suicídio e teve como foco sensibilizar o tema entre os servidores e ampliar a rede de apoio no ambiente de trabalho.

A palestra foi mediada pelo psicólogo Frank Veiga e pelo educador físico Fábio Santos, que também é pós-graduado em neurociência.

“É fundamental a sensibilização quanto ao assunto para que se desenvolvam nos ambientes de trabalho da prefeitura práticas de cuidado coletivo de forma que todos estejam atentos aos colegas de trabalho que possam estar passando por algum quadro de sofrimento mental e emocional que possa se agravar", afirmou a diretora de Saúde Ocupacional, Carla Conrad de Lima. A intenção, segundo ela,  é que os ambientes laborais se tornem rede de apoio àqueles que necessitarem de uma intervenção”, complementou.

A formação de multiplicadores capazes de detectar o processo de adoecimento de colegas, bem como ter conhecimento sobre os encaminhamentos no sistema de saúde mental, é fundamental para a prevenção da ideação ou do suicídio.

“Os indicadores da Diretoria de Saúde Ocupacional relativos aos fatores de adoecimento entre os servidores municipais informam que em sua grande maioria referem-se a acometimentos relativos à saúde mental", disse Carla.

Ela destacou ainda os dados do último levantamento publicado pela Organização Mundial da Saúde, que aponta que uma em cada 100 mortes acontece por suicídio. "E ainda, os dados de 2019 alertam que 700 mil pessoas tiraram a sua própria vida, número superior à quantidade de óbitos por HIV”, acrescentou Carla.

A assistente administrativa Andressa Fukuda participou da palestra e levará para o Foztrans, onde atua, os aprendizados desta terça-feira. “A ação faz refletir sobre a importância da percepção comportamental das pessoas que estão à nossa volta, e nos conscientiza sobre sermos multiplicadores dessa ideia, evitando o acontecimento final. É a educação de um olhar humanizado ao colega de trabalho”, concluiu Andressa.