A partir de 1Āŗ de outubro, Ponte da Fraternidade, que liga Foz a Puerto IguazĆŗ, deve ser reaberta, de forma "gradual e cuidadosa"

Data de publicaĆ§Ć£o CPMFI: 21/09/2021

O governo argentino anunciou nesta terƧa-feira, 21, a reabertura de forma "gradual e cuidadosa" da fronteira da Argentina com o Brasil a partir de 1Āŗ de outubro, o que inclui, Ć© claro, a Ponte da Fraternidade, principal ligaĆ§Ć£o entre Foz do IguaƧu e Puerto IguazĆŗ. A medida, decretada pelo presidente argentino Alberto FernĆ”ndez, foi comunicada pela ministra Carla Vizzoti (SaĆŗde) e pelo chefe da Casa Civil, Juan Manzur.

A fronteira brasileira com o paĆ­s vizinho estĆ” fechada desde marƧo de 2020, como estratĆ©gia do governo argentino para evitar a circulaĆ§Ć£o do coronavĆ­rus. A reabertura comeƧa jĆ” nesta sexta-feira (24) com o fim do isolamento para argentinos, residentes e estrangeiros que vĆ£o trabalhar no paĆ­s e sĆ£o autorizados pela autoridade de imigraĆ§Ć£o.

O prefeito de Foz do IguaƧu, Chico Brasileiro, destacou que a decisĆ£o do governo argentino serĆ” fundamental para o retorno completo das atividades turĆ­sticas na fronteira entre os trĆŖs paĆ­ses (Brasil, Argentina e Paraguai). Chico Brasileiro lembra que o Paraguai, em meados de outubro do ano passado, tambĆ©m liberou a circulaĆ§Ć£o de carros e pessoas pela Ponte da Amizade. "Sempre fomos uma sĆ³ regiĆ£o, abrigando as diferentes culturas de todas as naƧƵes do mundo. Voltar a receber os argentinos Ć© essencial para retomar esta integraĆ§Ć£o e tambĆ©m para a economia dos trĆŖs paĆ­ses", disse.

O presidente do Codefoz (Conselho de Desenvolvimento EconƓmico e Social), Felipe Gonzalez, afirma que Ʃ crucial a reabertura da fronteira brasileira-argentina, mesmo com regras sanitƔrias. "Todos perdemos, comunidade e comƩrcio, em especial o turismo", ressaltou.

Na avaliaĆ§Ć£o de Gonzalez, o produto regional encolhe sem os atrativos naturais, de entretenimento e gastronomia do lado argentino. "O lado argentino Ć© muito requisitado pelos visitantes brasileiros. O reflexo do fechamento de fronteira 'sine-die' intranquiliza tambĆ©m ao mercado com a rota aĆ©rea internacional alĆ©m-mar", completou.

A reabertura da ponte da fraternidade era cobrada em mobilizaƧƵes pĆŗblicas por autoridades, moradores e trabalhadores de hospedagens, gastronomia e entretenimento de Puerto IguazĆŗ. Para o prĆ³ximo sĆ”bado (25), a partir das 9h, estĆ” programado um ato unindo as populaƧƵes das trĆŖs fronteiras. As manifestaƧƵes terĆ£o como palco os marcos e nas Ć”guas dos rios IguaƧu e ParanĆ”.

Gradual

As datas de reabertura foram definidas em conjunto pelos tĆ©cnicos da MigraƧƵes, Anac e outras autoridades sanitĆ”rias, informa a imprensa argentina. A partir do dia 1° de outubro, serĆ” autorizada a entrada de estrangeiros de paĆ­ses vizinhos sem isolamento. A medida, informa o governo, atende pedido dos governadores das provĆ­ncias (estados).

De outubro a 1° de novembro serĆ” autorizado um aumento progressivo da cota de entrada em todos os corredores declarados seguros contra a covid-19 - aeroportos, portos e terminais rodoviĆ”rios. A partir da Ćŗltima data, serĆ” autorizada a entrada de todos os estrangeiros. 

Para ingressar no paĆ­s, serĆ” preciso comprovar a vacinaĆ§Ć£o completa (a Ćŗltima aplicaĆ§Ć£o nĆ£o pode ser menos de 14 dias), alĆ©m de testes realizados no ponto de entrada terrestre, ou teste PCR do 5Āŗ ao 7Āŗ dia da chegada. Quem nĆ£o apresentar comprovante vacinal completo, incluindo menores de idade, terĆ£o que cumprir quarentena, testes de antĆ­geno e de PCR.