por Diretoria de Comunicação CMFI — última modificação 02/09/2021 12h34

Câmara de Foz adere ao Programa Nacional de Combate à Corrupção

A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu aderiu ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC). A medida foi determinada pelo presidente da Casa de Leis, Ney Patrício (PSD).

“É uma ação apoiada por todos vereadores e que vai ao encontro de uma maior transparência perante à sociedade, como também visa fortalecer o combate à corrupção”, afirmou o vereador.

O programa funciona com uma plataforma de autosserviço E-Prevenção, que contém as informações institucionais das organizações, gerando assim um cadastro nacional e atualizado. Isso faz parte das Redes de Controles nos estados e objetiva auxiliar o gestor a ter mais segurança na tomada de decisões.

“É uma espécie de diagnóstico de como está o andamento da Câmara nos termos de combate à fraude e corrupção. No final, eles apresentam sugestões e propostas para nossa entidade e para evoluirmos sempre nesse aspecto”, destacou o Controlador Interno do Legislativo Iguaçuense e servidor designado para alimentar o Programa E-Prevenção, Waldecir Gonçalves dos Santos.

Também é desenvolvido pela plataforma um plano de ação automático para que gestores possam buscar auxílio da Rede para implementação de boas práticas em suas instituições. A plataforma em si pode ser utilizada pelas organizações públicas do país, tanto o Legislativo quanto o Executivo e Judiciário, considerando os entes federais, municipais ou estaduais. A adesão é facultativa.