InstituiƧƵes estudam projetos em conjunto para levar o ensino de inovaĆ§Ć£o em cursos tĆ©cnicos e escolas

Data de publicaĆ§Ć£o: 24/09/2021

Foto: Welyton Manoel/PMFI.

As parcerias entre Prefeitura de Foz do IguaƧu e Parque TecnolĆ³gico Itaipu (PTI/BR) estĆ£o partindo para novas Ć”reas de atuaĆ§Ć£o. Nesta sexta-feira, 24, o prefeito Chico Brasileiro e o secretĆ”rio de Tecnologia da InformaĆ§Ć£o, Rafael Sanches, discutiram mĆ©todos para o incentivo ao estudo da tecnologia para jovens da cidade. 

Segundo o prefeito Chico Brasileiro, promover cursos de capacitaĆ§Ć£o para jovens, principalmente para aqueles em situaĆ§Ć£o de vulnerabilidade social, possibilita novas oportunidades de vida.  

“Ao trazer esse universo de conhecimento que provĆ©m da tecnologia, expandimos o leque de futuro para esse jovem, pois se trata de uma Ć”rea repleta de trabalho, tanto no Brasil quanto em outros paĆ­ses. Queremos alinhar objetivos em parceria com o PTI, para traƧarmos um programa como esse para os prĆ³ximos anos”, salientou o prefeito. 

O secretĆ”rio de Tecnologia e InformaĆ§Ć£o salientou que o interesse pela tecnologia pode ser facilmente despertado quando incentivado desde o comeƧo, em cursos tĆ©cnicos ou atĆ© mesmo na escola.  “A demanda de profissionais no mercado Ć© muito alta e grandes empresas, atĆ© mesmo o poder pĆŗblico, estĆ” sempre atrĆ”s de mĆ£o de obra capacitada para o setor de tecnologia. Com toda a certeza um projeto como esse teria um impacto a longo prazo para Foz”, afirmou Sanches. 

O diretor superintendente do PTI, general Eduardo Garrido, apresentou ainda outros projetos em andamento que envolvem a uniĆ£o entre as duas instituiƧƵes, como o laboratĆ³rio Labmaker, onde serĆ£o desenvolvidas atividades com professores de dez escolas da rede municipal de educaĆ§Ć£o. Por meio dele, Ć© incentivada a prĆ”tica de atividades voltadas Ć  tecnologia e uso de ferramentas inovadoras. ApĆ³s a formaĆ§Ć£o com os profissionais da educaĆ§Ć£o, o objetivo Ć© envolver tambĆ©m os alunos da rede.

“Todas as pesquisas e mĆ©todos de trabalho realizados pela equipe do PTI precisam dar esse retorno Ć  sociedade. Queremos trabalhar com uma agenda cooperada e buscar meios de alinhar cada vez mais o poder pĆŗblico com o que Ć© trabalhado aqui e tornar acessĆ­vel para a populaĆ§Ć£o”, disse Garrido. 

Projetos entre Prefeitura e PTI

De acordo com o prefeito, outra proposta Ć© promover uma capacitaĆ§Ć£o com os secretĆ”rios municipais sobre cidades inteligentes, ministrada pelos tĆ©cnicos do PTI que desenvolvem o projeto diariamente. 

“O PTI Ć© um dos braƧos estratĆ©gicos da cidade, parceiro que caminha junto conosco. Uma cidade inteligente sĆ³ Ć© construĆ­da quando todos os setores convergem para um mesmo fim”, afirmou. 

Prefeitura e PTI tambĆ©m estarĆ£o juntos na Expo Dubai 2020, focados em atrair investidores e projetos para o turismo da cidade. “Solicitamos, junto ao Governo do Estado, uma sala para que pudĆ©ssemos realizar negĆ³cios estratĆ©gicos e ligados com Foz do IguaƧu. O turismo seria a chave central para estabelecermos parcerias e uma agenda cooperada”, comentou Edinardo Aguiar, diretor de CaptaĆ§Ć£o de Novos Investimentos.